Dicas simples para evitar estrias na gravidez

gestantePor A mais B: O Cirurgião Plástico Luís Felipe Maatz selecionou quatro dicas para evitar a ocorrência de estrias na gravidez

Anna Foureaux

A gestação é um momento único de realização para a mulher, mas mudanças no corpo são inevitáveis, tanto durante, como após o parto. Por isso é  preciso cuidar não só do desenvolvimento do bebê, mas também da saúde e do corpo da futura mamãe. Segundo a Academia Americana de Dermatologia as estrias aparecem em cerca de 90% das mulheres após o sexto ou sétimo mês. Elas são ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas e de colágeno geradas por estiramento excessivo ou rápido da pele e por mudanças hormonais que acontecem durante a gravidez. O Cirurgião Plástico Luís Felipe Maatz selecionou quatro dicas simples para evitar que as estrias ocorram.

Controle de peso – O aumento de peso favorece uma maior distensão do abdômen e, consequentemente, o rompimento das fibras da pele, por isso ele deve ser controlado. Mas, o cuidado com o peso não é apenas estético, mas pela saúde. Se houver um aumento exagerado a mulher pode ter vários problemas de saúde, e prejudicar o bebê.

Boa alimentação – Uma dieta saudável ajudará a manter o peso sob controle. Além disso, o consumo de alimentos com vitamina C e E, e a ingestão de líquidos para hidratação ajudam a manter a pele saudável. Comidas gordurosas e com baixo valor nutritivo, como doces e frituras devem ser evitadas e as frutas precisam ser ingeridas com moderação, pois algumas delas contêm muito açúcar e altas calorias, como banana.

Roupa apropriada – Com o aumento do tamanho das mamas e da barriga, o ideal é usar roupas confortáveis e que não fiquem apertadas, evitando a má circulação sanguínea. O mesmo vale para os sutiãs que, além de maiores, devem ter mais sustentação, para que os seios não fiquem caídos quando voltarem ao tamanho normal.

Hidratantes – O uso de cremes e óleos específicos para grávidas é essencial para manter a pele macia, evitar manchas e as desagradáveis estrias. O óleo de amêndoas, de rosa mosqueta e de semente de uva ainda são os mais indicados. O produto deve ser passado na barriga todos os dias, com uma leve massagem.

É importante lembrar que estas dicas devem ser discutidas com seu obstetra, pois cada gravidez tem suas particularidades e necessidades.

#poramaisb – anna.poramaisb@gmail.com

Leia MAIS:

Beleza

O creme para prevenir estrias durante a gravidez que potencializa a elasticidade da pele, absorve e retém umidade

Categoria: Beleza