Fique de olho; o consumo exagerado do açúcar acelera o envelhecimento

O açúcar, vilão das dietas, também pode acelerar o envelhecimento da pele. Isso porque alimentos com alto índice glicêmico e ricos em gorduras saturada e trans favorecem a glicação.

A glicação é a ação negativa que a glicose promove no organismo. Especialistas explicam que carboidratos, como a glicose ou lipídeos ligam-se com proteínas que sofrem modificações e por isso as células não conseguem desempenhar os seus papéis. Isso leva à formação de AGEs (Advanced Glycation End Products – Produtos Finais da Aglicação Avançada), substâncias que são responsáveis pela aceleração do envelhecimento, como a perda do colágeno e elastina.

unnamed (12)

Ludmila Bonelli – Imagem divulgação

Segundo Ludmila Bonelli, fisioterapeuta dermato-funcional, sócia-diretora da Clínica Belle Bonelli em Belo Horizonte, a pele flácida, rugas, linhas de expressão, manchas, olheiras e até a perda da luminosidade natural da pele podem ser resultados da glicação. “É necessário que as pessoas consumam o açúcar na medida certa, em excesso leva à obesidade, doenças como diabetes, e agiliza o envelhecimento da pele”, afirma.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de açúcar deve ser de até 5% da dieta diária, ou seja, 25 gramas por dia, o que equivale a cerca de 6 colheres de chá. Esse percentual indicado engloba também o açúcar que está nos alimentos industrializados. Os açúcares que fazem bem ao organismo e não estão contabilizados nesse percentual são os das frutas e vegetais.

Estudos revelam que alguns alimentos como ervilha, lentilha, feijões, chá-verde, açafrão, alho, canela, semente de chia e óleo de linhaça podem ser grandes aliados contra a formação de AGEs. Substituir o arroz branco, pão francês e doces por carboidratos integrais também é importante, eles possuem vitaminas e substâncias antioxidantes que contribuem para a beleza da pele.

Além de uma alimentação equilibrada, Ludmila Bonelli recomenda o uso dos dermocosméticos com ação antiglicante com o objetivo de frear os efeitos nocivos do açúcar na pele.

Imagens Pixabay

Fonte: Facto Jornalismo Empresarial

#poramaisb – press@poramaisb@gmail.com

Imagem Pixabay

Categoria: Beleza