Um papo com Renata Almeida sobre beleza, trends e a arte da maquiagem

Por A mais B, make e beleza com Renata Almeida, de SP: “Escolhi ser professora para levar conhecimento, não vender marcas” (Foto: Divulgação)

Beth Barra

Renata Almeida despertou para a profissão após um curso com Max Weber, na Escola de São Paulo, há 10 anos. Ela deu a tal guinada, que exige foco e paixão ao trocar a área administrativa de vendas pelos pincéis, bases, sombras, rímel. Mas aliou estudo, cursos e pesquisas à escolha de se tornar maquiadora, ou make artist – participou de um Portal da Avon com Vanessa Rozan (ex-sênior da MAC e fundadora do Liceu de Maquiagem, em São Paulo). “Por um tempo conciliei o antigo trabalho com make de books para fotógrafos e parcerias, como a Escola de Atores Wolf Maya”, revela, em entrevista, por telefone, ao Por A mais B.

A moça bonita foi burilando o talento e traçando seus caminhos. Depois de um curso na Payot – no qual  percorreu hospitais ensinando técnicas de auto maquiagem às pacientes internadas – cmeçou, também, a produzir makes para filmes comerciais. “Uma vida puxada, absorvente, mas sempre tive o sonho de atuar na área de ensino”, diz, explicando que o marido sempre foi seu grande apoio.  Em dez anos de profissão, desafios e muito foco. No curso na Catarine Hill, antiga e conceituada escola em São Paulo, conseguiu uma vaga de técnica – “e eram 200 candidatas”, relembra, Renata, que trabalha também com Maquiagem Artística e Consultoria de Imagem.

Com oito anos de casada, a rotina de Renata Almeida é de muitas viagens, dando workshops e reciclando conhecimentos e técnicas com novos cursos. Mas o casal encontrou sua harmonia nessa vida corrida – “quando não posso voltar nos finais de semana, ele faz as malas e vai me ver”, conta ela, que costuma carimbar o passaporte nas reciclagens profissionais, como os cursos na Kryollan (Buenos Aires) e Make Up for Ever (Nova York).

Em 2014, estava pronta para abrigar seu maior sonho, fundar a Escola de Maquiagem e Salão Renata Almeida. Voo solo e libertário. “Escolhi ser professora para levar conhecimento, não vender marcas” – daí que em cada make e para cada rosto usa produtos dos mais sofisticados aos populares: “o que vale é a técnica”, ensina.

E conta para a gente Renata Almeida, o que você leva na sua nécessaire pessoal? “Tenho uma rotina de limpeza, não uso corretivo, mas aplico no rosto base líquida com esponja e depois pó translúcido”. O rosto bonito, traços marcantes e pele hidratada facilitam esse ritual diário, que inclui, ainda blush pêssego ou bronzant, máscara Clinique (duas, para alongar e dar volume) delineador e acabamento da sobrancelha, delineador (gatinho ou esfumado suave) e balm nos lábios. O make de efeito natural é sua identidade, mas em noites especiais trabalha os olhos com sombras escuras, um efeito diva moderna.  Na rotina fora do trabalho, Renata Almeida é low profile. Passeia com Jhonny, o buldogue inglês, sai com amigos para jantar – “o contato com pessoas queridas me alimenta”, e se delicia com as comidas preparadas pelo marido em clima ‘nós dois’.

Os planos para 2016 são ambiciosos e possíveis, entre eles, dar os cursos de make em outros estados, especialmente no Sul e Nordeste do país, diz Renata, que costuma vir a Belo Horizonte para workshops dirigidos a profissionais.
Pele, protagonista do make

“A pele é o começo, meio e fim da maquiagem”, pontua Renata Almeida, lembrando que hoje as mulheres investem em um make mais natural e real, que as tornam mais belas. Por isso, o iluminador, queridinho dos desfiles, faz parte desse cotidiano das pessoas. Porém, esse efeito leve e cheio de frescor, tem seu ritual: “base cremosa consegue cobrir manchas, a líquida é mais leve e suave”. Ela aboliu o pancake, que ainda vale para makes de fotografia.

Renata Almeida  Post InternoOs produtos minerais, processados várias vezes, são super finos e não pesam o make. “Exige técnica e aprendizado com suas particularidades de aplicação”, avisa, como o uso de pincéis de cabo curto ou longo que dão efeitos diferentes. Ela sempre usa primer, mas dispensa, geralmente o BBCream – “até hoje não temos tons mais específicos para a pele da brasileira, posso usar em uma maquiagem para o dia, mas make festa necessita de elaboração e durabilidade”.

Quantos aos corretivos, especialmente para mulheres com olheiras marcantes, Renata Almeida trabalha primeiro a base, e aplica depois, quando necessário. “Corretivos coloridos só uso em olheiras muito evidentes e em quantidade mínima e não indico para make feito em casa”.  Sempre acompanhando as tendências de make das temporadas, ela observa que ainda em pleno verão olhos coloridos e boca intensa são escolhas para jovens, de peles fresquinhas. “À noite é dos clássicos com muito preto nos olhos, esfumados, marrons”. (Nas imagens, Renata Almeida em momento trabalho e o make atual que brinca e contrasta cores nos olhos e na boca, trend para jovens de pele perfeita)

 

Trend alert para ficar linda

♥ “A pele permanece com cobertura leve e com aquele brilho bonito e aparência de bem cuidada, com viço natural”
“Para alcançar esse efeito verão, a principal ferramenta será o pincel duo fiber, aquele que possui duas camadas de cerdas sobrepostas, o que deixará o acabamento leve e poderá ser usado para aplicar base, corretivo, iluminador e blush”

Renata Almeidda Vários Makes♥ “Outra tendência da temporada é a cobertura mais natural, uma base leve é perfeita para isso, além de deixar o visual mais bonito, permite que a pele tenha mais liberdade para respirar”

♥ “Nunca se esqueça de aplicar o protetor solar, principalmente se sua atividade do dia for externa, ao ar livre. Proteger a pele dos raios solares é a premissa para uma beleza natural e saudável”

♥ “Os lábios também precisam de atenção e hoje o mercado de beleza é repleto de lip balms e batons com FPS, não há desculpa para não se proteger!”

♥ “A famosa frase que diz que a beleza vem de dentro para fora não é mentira”, conta. Manter o corpo hidratado é o primeiro passo. Beba muita água, além de refrescar, vai deixar sua pele ainda mais bonita”

♥ “Usar um bom hidratante no verão é muito importante. Escolha um produto específico para seu tipo de pele e região (rosto e corpo)”

Olhos

♥ “A make dos olhos pode ser mais colorida, com delineadores coloridos e sombras metalizadas. Se quiser um destaque a mais, os pigmentos são ideais, mais concentrados e com um lindo brilho”

Boca

♥ “Batons coloridos nunca saem de moda, principalmente os vermelhos e rosados, porém, o que retorna também é o Gloss, seja com acabamento brilhoso e translúcido ou com cobertura intensa e brilho”

 

 

Faça você mesma

“Com a pele limpa, aplique uma camada de protetor solar específico para seu tipo de pele em todo o rosto, sem esquecer as orelhas e pescoço. Após a absorção da pele e com um pincel duo fiber, espalhe uma fina camada de base que seja leve e fluida, para não pesar o visual e deixar o acabamento natural e bonito, como se você estivesse acordado daquele jeito. Para o acabamento da pele, aplique um blush natural nas maçãs do rosto e logo acima uma delicada camada de iluminador, o que vai deixar a pele com o glow do verão”
“Nos olhos, para um ar moderno e colorido, pode fazer um fino delineado com um lápis de olho na cor azul rente aos cílios superiores e inferiores, esfumando com a ponta do dedo anelar para dar suavidade. Essa cor vai ressaltar ainda mais os olhos, sejam castanhos, esverdeados ou azuis. Não se esqueça de aplicar o rímel para ajudar a intensificar o olhar. Nos lábios, um pouco de gloss ou balm rosado para dar o tom de saúde”

 

#poramaisb
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Por A mais B, make e beleza com Renata Almeida, de SP: Camadas e camadas de rímel, jogo de sombras esfumaçadas, boca nude e maças suavemente destacadas (Foto: Daniel Spalato)
« 1 de 9 »
Categoria: Beleza, Gente