Barriga sequinha? Adicione tomate ao cardápio e inicie a operação verão 2018

seca_barriga_tomate_verao_post1Por A mais B: o tomate é rico em nutrientes, tem efeito diurético e ajuda na perda de peso e para conseguir uma barriga sequinha, de acordo com a nutricionista Renata Guirau (Foto: Pixabay)

Barriga sequinha, saudável e mais energia. O tomate, fruta do tomateiro, é um dos aliados para o corpo, a beleza e a saúde, diz a nutricionista Renata Guirau. Para iniciar a operação verão 2018, adicione esse alimento, rico em nutrientes e pouco calórico, ao cardápio diário. Ele é também um ‘mata fome’ e dá mais energia, especialmente quando consumido in natura, o que conserva sua vitamina C.

A nutricionista Renata Guirau explica também que para aproveitar melhor o licopeno (*) o tomate deve ser consumido cozido, especialmente na forma de molhos. Ela também indica a fruta para preparar um snack, bebida  saudável em qualquer hora do dia e elege o tomate-cereja por sua praticidade. Ele é são docinho, saboroso, nutritivo e podeser consumido sozinho ou temperado com azeite, orégano e queijos”, diz. Para quem gosta de um café da manhã caprichado, a dica é preparar omelete com tomate. “No jantar, são ideais para acompanhar saladas ou legumes”.

(*) Lipomeno é um pigmento vermelho, não produzido pelo corpo humano, essencial para a saúde vários orgãos, e com alta concentração no tomate, entre outros alimento

 

Confira as dicas da nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, e saiba como o tomate ajuda a deixar a barriga sequinha e embelezar a pele. Mais? Quatro receitas fáceis e gostosas com o vermelhinho da saúde!

 

seca_barriga_tomate_verao_post2Barriga sequinha – O tomate, por sua variedade de nutrientes essenciais, ajuda a perder peso e reduzir a barriga, explica a nutricionista Renata Guirau. A fruta é rica em licopeno, betacaroteno, vitamina C, carotenoides, folato, entre outros. “Composto por mais de 90% de água e muito potássio, o tomate tem efeito diurético e é ótimo para quem busca emagrecimento, pois ainda tem baixa caloria, controla a fome, estabiliza os níveis de açúcar no sangue, aumenta o metabolismo e reduz o colesterol”. De acordo com a nutricionista, seu consumo alivia também a  sensação de barriga inchada – “suas fibras ajudam na digestão e favorecem o bom funcionamento do intestino, além de dar um up na energia, pois traz biotina, uma potente vitamina”.

Pele mais bonita – O tomate está lista de alimentos indispensáveis para a saúde e beleza da pele. “Seu licopeno – um pigmento com ação antioxidante, combate os radicais livres, elementos que favorecem o envelhecimento das células e o aparecimento de rugas, enquanto a vitamina C atua na produção de colágeno, e favorece a renovação da pele e a cicatrização de feridas”, diz a nutricionista. O licopeno ajuda, ainda, a proteger a pele da ação do sol, e a manter o bronzeado após ir à praia.

Tomate é a estrela de quatro receitas indicadas pela nutricionista

Tomate cereja à provençal

seca_barriga_tomate_verao_post3_provencalPor A mais B: O Tomate cereja à provençal deve ser servido gelado, indica a nutricionista Renata Guirau (Divulgação)

Ingredientes
300 g de tomate cereja cortados ao meio
1 cebola pequena fatiada bem fina
3 dentes de alho picado
1 xícara (chá) de azeite
Sal picada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Salsa (ou salsinha) a gosto

Modo de preparo
Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue o alho e a cebola. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. Acrescente os tomates e misture-os bem aos temperos. Tampe a panela e deixe tudo descansando por 5 minutos. Leve para gelar por pelo menos 30 minutos e sirva.

Salteado de tomate cereja

seca_barriga_tomate_verao_post4_salteadoPor A mais B: Salteado de tomate cereja, receita indicada pela nutricionista Renata Guirau (Divulgação)

Ingredientes
1 colher de sopa de manteiga
5 a 6 folhas de manjericão fresco
300g de tomate cereja
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Em uma panela, derreta a manteiga. Acrescente os tomates inteiros e o manjericão. Cozinhe por cerca de 30 segundos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Retire da panela logo que a casca dos tomates comece a enrugar e sirva quente.

Petisco no palito

seca_barriga_tomate_verao_post5_petiscoPor A mais B: Fácil, gostos e rápido de preparar o petisco de palito (receita indicada pela Renata Guirau – foto: Divulgação)

Ingredientes
1 xícara de tomates cereja
1 xícara de azeitonas sem caroço
1 xícara de queijo picado em cubinhos
1/2 xícara de folhas de manjericão
Palitos de dente

Modo de preparo
Monte os petiscos com uma unidade de cada ingrediente, deixando o manjericão sempre perto do tomate. Tempere com azeite e sal.

Espaguete com tomate cereja e queijos

seca_barriga_tomate_verao_post6_spaguete_tomatePor A mais B: Confira a receita do Espaguete com tomate cereja e queijos, que deve ser servido logo que fique pronto (receita indicada pela Renata Guirau – foto: Divulgação)

Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
250 gramas de tomate cereja cortado em quatro
1/2 copo de requeijão
1/2 xícara (chá) de manjericão em folha
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
400 gramas de macarrão espaguete cozido al dente
Sal a gosto

Modo de preparo
Cozinhe o espaguete conforme instruções da embalagem. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e doure o alho. Acrescente o tomate, o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe refogar por 2 minutos. Em seguida, junte o requeijão e misture até derreter. Desligue o fogo, acrescente as folhas de manjericão e o queijo ralado. Misture ligeiramente com o espaguete cozido e sirva em seguida.

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Beleza
Viagem + Gastronomia + Receita