Além do conforto e da versatilidade: motivos para investir na bota coturno

Anna Foureaux

As botas estilo coturno foram criadas para proteger os pés dos soldados em período de combate, e por isso receberam o nome de Combat Boots.  Elas remetem a uma aparência rústica, forte e de atitude.

Além de estarem na moda, muitas pessoas optam por usar botas coturno devido ao conforto e versatilidade que possuem. Perfeitas para modernizar o look, atualmente possuem grande variedade de modelos, releituras, como cano longo ou médio, amarração por cadarços, velcro. A aparência mais bruta cedeu lugar a novas texturas, modelagens e cortes mais moderninhos

coturnoIsso sem falarmos nas cores diversas, estampas, vernizes e brilhos. Além das mais ousadas como as red boots, as que trazem aplicações de tachas e spikes e que ficam perfeitas para montar uma produção mais rocker. São também coringas para quebrar o romantismo dos tecidos florais e trajes festa. Urbana e atual, este tipo de bota combina muito bem com peças femininas, como vestidos, saias, shorts, leggings, jeans skinny, meias-calças e jaquetas de jeans ou couro.

Durante a temporada de inverno 2016, sob os holofotes da Louis Vuitton, o coturno com salto ganhou fôlego e desta vez as cores fortes, o branco e o brilho são os protagonistas.

“O resgate do mood 90’s somado ao sexy despojado resultou em um calçado cheio de estilo, que une a agressividade das botas militares com o toque glam do salto alto” conta a personal stylist, Rachel Toyama que dirige o Paraíso Feminino, buscador de produtos femininos. Ela ensina três formas certeiras de uso do calçado:

Coturno com alfaiaria

Uma das dificuldades que as mulheres encontram quando falamos do coturno é como inseri-lo em um look mais sofisticado e que também pode ser usado no trabalho. O ambiente corporativo exige discrição, mas com as combinações corretas é possível levar o calçado pesado para o office.

A dica é apostar no coturno de cor neutra, feito em couro e sem brilho. Opte por modelos com cadarço na mesma cor da bota. Branco, preto, cinza e bege são tons fáceis de combinar e mantém a sobriedade da produção. Quanto às peças, invista na tendência da alfaiataria oversized, coletes alongados ou maxi blazer são os queridinhos da estação.

coturno_ellus_spfw_alfaiatariaPor A mais B; Moda: Coturno com alfaiataria, estampas e vestido no desfile Ellus; SPFW – N43 (Agência Fotosite)

 Coturno com calça jeans

A calça jeans é uma peça descomplicada e urbana. Para usar o coturno de forma mais estilosa a dica é combinar o jeans com a regata metalizada com o calçado branco. Pode substituir a tradicional jaqueta de couro pela bomber estampada. Existe um mundo de combinações incríveis com o jeans e o coturno! As modelagens mais justas como legging ou jeans skinny, seja o tradicional ou os coloridos, são boas opções. Para alongar a silhueta, as mais baixinhas devem optar por calças do mesmo tom do coturno.

coturno_com_jeans

Por A mais B; Moda: Coturnos coloridos, envernizados e com brilho – Divulgação

Coturno com vestido

A combinação inusitada entre a feminilidade do vestido e um calçado agressivo como o coturno resulta em um visual hi-lo. Dê preferência para a estampa floral com fundo escuro, que harmoniza perfeitamente com o peso da bota e do salto tratorado. O resultado é um visual boho. “Simples, mas cheio de estilo”, explica Rachel.

O contraste coturno com um tecido fluído ou uma estampa delicada e feminina é um truque para as mulheres que querem dar um toque de autenticidade ao look. Vale lembrar que, quanto mais perna estiver aparecendo depois do final do cano do coturno, mais alta e longilínea você parece.

#poramaisb – anna.poramaisb@gmail.com

Leia MAIS
Moda

vestido_festa_coturno

Por A mais B; Moda: Coturnos com vestidos no Inverno 2018 da Manzan – Minas Trend (Agência Fotosite)

Categoria: Moda e Acessórios