Chef Daniel Dalci e a receita da famosa moqueca capixaba

badejo_moqueca_abre

Por A mais B: Moqueca de Badejo Capixaba, a legítima receita preparada no tradicional restaurante Badejo de Belo Horizonte; mais leve e saudável que a receita baiana, mas o peixe vem de Ilhéus (Foto: Edy Fernandes)

Nos 26 anos do Badejo, a autêntica moqueca capixaba é uma das estrelas da casa. A chef Regina Maura, matriarca do restaurante, diz que um dos segredos é a panela de barro, que mantém a cor, sabor, perfume e consistência da receita autêntica. O pirão também é feito com o caldo da própria moqueca e no mesmo utensílio. O restaurante da família Dalcin possui, em Ilhéus, Bahia, uma central de compras e processamento que envia, via aérea, pescados para o preparo dos pratos.

Daí sugriu o jargão – ‘o peixe é baiano, a moqueca é capixaba e o tempero é mineiro’. Regina Maura explia que a receita típica do Espírito Santo é mais leve e saudável e incrementada, além do pescado, por ingredientes como tomate, cebola, coentro, azeite de oliva.
Daniel Dalcin, da segunda geração de chefs do Badejo de Belo Horizonte, que funciona na Rio Grande de Norte, Savassi, preparou o famoso prato da casa e dá os ingredientes e passo a passo dessa receita de dar água na boca. Assim como outras delícias do restaurante, que incluem a moqueca de lagosta e um prato vegetariano que leva tomate, cebola, palmito, batata e azeitonas.

badejo_moqueca_daniel_dalcin2aMoqueca de Badejo Capixaba preparada pelo chef Daniel Dalcin

Ingredientes

400 gr. Peixe em postas (se possível Badejo)
02 tomates maduros – picados
02 cebolas brancas grandes – picadas
Coentro picado
Cebolinha picada
Azeite doce
Colorau
Tempero alho/sal
Limão
Água fervente

Preparo
Esquentar 3 colheres (sopa) de azeite em uma panela se possível de barro. “Queimar” o colorau, juntamente com o tempero alho/ sal no azeite. Imediatamente colocar as postas de peixe, previamente regadas com limão. Adicionar ½ copo de água fervendo; tampar por 5 min. Adicionar o coentro, a cebola e o tomate, nesta ordem. Regar um pouco mais de azeite. Deixar cozinhar por 10 min. em fogo forte, tomando cuidado para o peixe não “agarrar” (queimar). Salpicar de cebolinha e servir com arroz branco e pirão.

 badejo_moqueca_post2
Por A mais B: O arroz branco e soltinho é o acompanhamento simples e ideal da Moqueca de Badejo Capixaba do tradicional restaurante de Belo Horizonte (Foto: Edy Fernandes)

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Viagem, Gastronomia, Receitas