Comida, bebida e cultura no cardápio do Festival de Tiradentes

Tiradentes Carne na lata com Paçoca ABRE

O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes integra o calendário dos grandes eventos gastronômicos do país. Criado há 18 anos, a edição 2015 acontece de 21 a 30 de agosto no clima comer, beber e fartar-se, também, de arte. Jantares, restaurantes montados na praça, cursos, teatro, shows – com um total de 83 apresentações. Para os cervejeiros, uma programação especial, que inclui duas aulas no Espaço Degustação, em dias diferentes, com o mestre cervejeiro José Felipe, da Wals Bohemia com Fermentando Sonhos. Um minicurso de produção de cerveja artesanal vai ser ministrado por Kelvin Azevedo de Figueiredo, presidente da Acerva-MG. Na pauta, técnicas, cuidados, manipulação das matérias-primas. Um pouco sobre a história da cerveja, suas classificações e escolas cervejeiras na degustação da Degusta Beer, com Rossana Viegas. No Luth Bistrô, menu completo harmonizado com cervejas artesanais.

De 1998, quando aconteceu a primeira edição do festival, aos dias atuais, o evento colocou Tiradentes no mapa gastronômico nacional. Hoje, sete restaurantes da histórica cidade mineira ostentam a estrela do Guia 4 Rodas, que ocupa com Recife a quinta colocação no ranking de cidades com mais restaurantes estrelados. Em 18 anos, foram servidos 77 mil pratos e a participação presença de mais de 5.500 profissionais.

O Projeto Fartura, que inclui o Festival de Cultura e Gastronomia Tiradentes, tem como base as pesquisas realizadas durante a Expedição Fartura Gastronomia. Esse conteúdo é a base de informações para a realização dos demais eventos, Festival Fartura BH e Festival Fartura Fortaleza, e para composição dos canais de comunicação: web séries, filmes, documentários, programa de rádio, livros e conteúdo para redes sociais, o que torna Projeto Fartura um dos principais projetos do setor no Brasil.

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Viagem, gastronomia, Receita

Por A mais B: Cia Calangus Circus, uma das atrações culturais do festival, com o espetáculo Panela Cheia; programação que inclui conserto com a Orquestra de Outro Preto (Fotos/Divulgação)