Cris Barros lança SS18, preview do verão com tons acessos, nudes e o requinte do preto

00000000aa_cris_barros_post1_18vePor A mais B: SS18, preview do verão Cris Barros traz referências de nossa história, passado e presente nas formas fluidas e na cartela de tons contrastantes (Foto: Nicole Heiniger)

00000000aa_cris_barros_post5_18veBeth Barra

O preview do verão 2018 Cris Barros SS18 já chegou às stores da grife e ao online. Para a nova temporada, a estilista, que completa 15 anos do lançamento de sua marca, lançou seu olhar que mixa estética, arquitetura, cultura para a riqueza da nossa história. Enquanto a última coleção do inverno foi pontuada por círculos afetivos e as memórias de um tempo imaginário, a nova collection passeou pelo Brasil – o clima, a natureza, as matérias-primas. As referências beberam de fontes como Lucio Costa, Rino Levi e Oscar Niemeyer, o paisagismo de Burle Marx, os azulejos hidráulicos de Paulo Mendes da Rocha e as obras do escultor e artista plástico carioca Alexandre de Cunha. Um repertório que inspirou silhuetas, a fluidez de peças em novas elaborações, a alfaiataria cool e contemporânea da label.

Os tons fortes se destacam na cartela Cris Barros SS18 e vêm de inspirações de plantas e frutas nativas. Daí os verdes acessos e refescantes; a aquarela de avermelhados remetendo aos rios e solos ou a delicadeza da aquarela de neutros e crus, sempre presentes nas coleções da grife – evocando, agora, nuances do bambu e da cerâmica. O preto surge sublime e requintado em vestidos longos de linha império, sobreposições, transparências, decotes arrebatadores.

As silhuetas longilíneas e alongando o corpo, fluidas e leves são uma assinatura das criações de Cris Barros. Assim como as assimetrias, recortes e no verão 2018 detalhes preciosos como as flores incorporadas a algumas peças, no mesmo tecido, que aparecem em golas, formas embabadadas, decotes.

A alfaiataria trabalhada com volumes sutis em saias e pantalonas criam movimento; enquanto os ombros são revelados e cobertos na mesma peça. Macacões fluidos e jogo de transparências na collection ultrafeminina – nada de excessos decorativos e ornamentos. Cada detalhe é trabalhado à perfeição para mulheres contemporâneas nos looks sem romantismo mas envolvidos pela delicadeza de tecidos como a seda rústica. Outros também extremamente leves e confortáveis como o linho – fibras naturais mescladas a telas de algodão, jacquards e texturas.

Nossa fauna e flora também aparece nas estampas, enquanto madeira, cerâmica, palha, bambu e pedras brutas estão entre as matérias-primas trabalhadas em acabamentos e detalhes. O verão 2018 Cris Barros traz ainda a linha Teçume, confeccionados a partir do cipó ambé, como os adornos que são aplicados em vestidos, sapatos, uma bolsa e um leque. Uma parte do verão 2018 Cris Barros que vem do projeto desenvolvido com a ONG Casa do Rio, comunidade de artesãs ribeirinhas do rio Tupana, na Amazônia.

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Moda

00000000aa_cris_barros_post6_18vePor A mais B: Linha Teçume da coleção coleção SS18, preview do verão Cris Barros, confeccionada a partir do cipó ambé, parceria com a ONG Casa do Rio (Divulgação)

00000000aa_cris_barros_post2_18vePor A mais B: Looks da coleção SS18, preview do verão Cris Barros

00000000aa_cris_barros_post3_18vePor A mais B: Looks da coleção SS18, preview do verão Cris Barros

00000000aa_cris_barros_post4_18vePor A mais B: Looks da coleção SS18, preview do verão Cris Barros

Categoria: Moda e Acessórios