Doze jovens estilistas e marcas no Ready To Go, que celebra a décima edição do projeto

ready_null_filled_post1

Por A mais B, Ready To Go: Look da Null & Filled, de Mariana Lucchesi, a estilista fez uma expansão de sua coleção apresentada no último Fumec Forma Moda, anteriormente toda em tricô (Foto: Weber Pádua)

O Ready To Go, mais importante projeto mineiro voltado para jovens talentos celebra sua décima edição durante o 20º Minas Trend – ano.dez, de 4 a 7 de abril, no Expominas. No stand coletivo do Sindvest, doze marcas e estilistas apresentam seu verão 2018 e no dia 5, às 16 horas, acontece a premiação do designer vencedor. As imagens de divulgação das coleções são de Weber Pádua e as locações na Galeria Lemos de Sá, com cenários da mostra Tubarões, de Sérgio Machado. Essa ambientação trouxe um outro viés: a coragem de designers e grifes ainda emergentes, ou sendo lançadas, de encarar um mercado repleto de nomes estrelados. Eles representam o futuro da moda com suas ideais e conceitos criativos.

Na 10ª edição do Ready To Go participam doze marcas e estilistas – Led, coleção Andarilhos, de Célio Dias; Novelo Branco, coleção Amantikir, de Luciana Cordeiro; Ca.Mar, beachwear, de Carolina Martins; Null&Filled, de Mariana Lucchesi (em sociedade com a publicitária Luiza Mendonça); Denise Valadares, coleção Pérolas do Oriente, de Denise Valadares; Uplen, coleção Vitrais Tiffany, linha Robe, de Juliana Cruz; Figurati, coleção Mulher Sol, de Mariana Giodarni; Miêta, coleção Ela, de Fábio Resende; EDD27, coleção Deslocamento, de Ed Diana; Candê, de Alexandre Franco; WMDC Collection, de Davidson do Carmo e Im.Par, de Júlia Metzkerde.

As coleções das grifes são avaliadas por um júri composto por jornalistas, estilistas e formadores de opinião. A marca eleita ganha um stand individual no próximo Minas Trend. Em suas dez edições, o Ready To Go revelou o trabalho de designers que seguem uma trajetória de consolidação de suas marcas e nomes, entre eles, Lucas Magalhães, Llas (das irmãs Lorena e Laura Andrade, que participaram do Projeto Estufa do SPFWn43), Jardin (última coleção no Sebrae Top 5 do SPFWn43), Thays Temponi, Ammis, Unity Seven e Anne est Folle, de Ludmila Manso. As duas últimas grifes vão estar na passarela do evento apresentando o verão 2018 integrando o line up dos desfiles, que acontece dias 4 e 5 de abril.

Tereza Santos, da TS Studio, curadora e organizadora do projeto do Sindveste, lançado em 2013, foca a importância do Ready To Go de identificar, capacitar e divulgar novos talentos com potencial, destacando o trabalho dos jovens designers e suas marcas. Os doze participantes de cada edição recebem suporte de produto, gestão, tendência e comunicação a partir da seleção deles para o projeto. “Não se trata apenas de uma premiação, mas um trabalho de base e investimento em know how, que beneficia todos os envolvidos, ajudando-os a se introduzirem nesse mercado extremamente competitivo e colocando-os no mesmo nível daqueles que atuam nele”.

 

10ª Edição do Ready To Go – Programa do Sindvest, curadoria e organização de Tereza Santos, da TS Studio, apoio da Salamandra, da jornalista Heloisa Aline e  Comunicação e 221 Consultoria. Onde – No 20º Minas Trend (Fiemg), que acontece de 3 a 7 e abril no Expominas

 

ready_null_filled_post20Marcas, estilistas coleções

Null&Filled, de Mariana Lucchesi
Mariana Lucchesi estreia sua marca Null&Filled na 20ª edição do Minas Trend. A estilista, que lançou a grife em sociedade com a publicitária Luiza Mendonça, trabalhou uma expansão dos looks apresentados no último Fumec Forma Moda. Uma das novidades do verão 2018 são os tecidos planos que foram  adicionados ao tricô da coleção de formatura. Mistura de texturas e tecidos como linho, crepe de viscose, vinil e jeans, priorizando as fibras naturais. O mote criativo da dupla traz questionamentos de um novo tempo – padrões de gênero, o papel da mulher na cena fashion e consumo consciente. As silhuetas diferenciadas (linhas A, H, I e X) e uma estamparia inspirada nas colagens de Cecil Touchon, artista texano que trabalha colagens e cria séries diversas, entre elas, pinturas com referências no universo tipográfico, formas geométricas, orgânicas. Várias peças foram modeladas para corpos femininos e masculinos, enquanto tons de azul bebê, vermelho, bege, preto, verde e lilás compõem a aquarela do verão 2018.

 

ready_led_novelo_branco_post2

Por A mais B, Ready To Go: Looks da Led e Novelo Branco (Fotos: Weber Pádua)

Led, coleção Andarilhos, de Célio Dias
O estilista Célio Dias trabalha sua marca com conceitos envolvendo o mundo, o homem contemporâneo e essa relação que passa por um espírito nômade de criaturas sempre em movimento. O que já surge em Andarilhos, nome que batiza a coleção e se estende às modelagens contrapostas – amplas e estruturadas ou streetwear + alfaiataria desconstruída. Destaque para o listrado geométrico "riscos&quot, que ganhou estamparia não linear. Branco, cinza, preto e off white na cartela enxuta de cores. Tecidos: neoprene, crepe, linho, malha e peças confeccionadas em telas de algodão com interferências têxteis.

Novelo Branco, coleção Amantikir, a serra que chora, de Luciana Cordeiro
Tecidos como royale, crepe Paris e crepe chanel no verão 2018 de Luciana Cordeiro, que usou o título do livro A Serra que Chora, do fotógrafo Ricardo Martins, para complementar o nome de sua coleção Amantikir. Uma viagem à Serra da Mantiqueira com suas formas, cores e texturas da natureza  inspiraram o conceito para as criações da designer. Silhuetas irregulares, assimétricas, duetos de cores e uma alfaiataria contemporânea aparecem nos vestidos em cartela de azuis, areia e terra.

 

ready_camar_im_par_post3Por A mais B, Ready To Go: Looks da Ca.Mar e Im.Par (Fotos: Weber Pádua)

Ca.Mar, beachwear, de Carolina Martins
Paisagens e cores do México e da Guatemala inspiram a moda praia de Carolina Martins, coleção verão 2018, que tem  biquínis, maiôs que podem ser usados como bodies, saias, batas e pantalonas estendendo o beachewear da areia para o asfalto. Foram criadas quatro estampas e tons vibrantes como azul, amarelo, rosa e vermelho em peças com amarrações, recortes, aplicações, pontos de crochê, bordados.

Im.Par, de Júlia Metzker
Crepe jacquard, em dois desenhos e cores diferentes, cetim duchese, jacquard de cetim e organza no verão 2018 da Im.Par, que traz silhuetas ultrafemininas entre cinturas marcadas, fendas, decores. Tricô handmade, tramado pela própria Júlia Metzker, e o domínio da técnica de moulage são destaques da coleção protagoniza pelos vestidos, que inclui saias, blusas, macacões. Cores: verde greenery, bronze, dourado, prata, off white e azul turquesa.

 

ready_denise_valadares_uplen_post4Por A mais B, Ready To Go: Looks Denise Valadares e Uplen (Fotos: Weber Pádua)

Denise Valadares, coleção Pérolas do Oriente
A estilista, que criou a grife com seu nome, participa pela segunda vez do Ready To Go. Na coleção para o ver]ao 2018,  a riqueza e cultura indianas com um olhar contemporâneo em silhuetas, detalhes preciosos no feito à mão, modelagens sofisticadas e superfícies trabalhadas com cristais , pedrarias, pérolas e metalizados. Na estamparia, florais, arabescos e abstratos e destaque para o uso do jeans e malhas produzidos a partir de garrafas pets.

Uplen, coleção Vitrais Tiffany, de Juliana Cruz
Vestidos de festa são o destaque da coleção verão 2018 com a linha Robe. A estilista Juliana Cruz  mixou art nouveau – o movimento artístico do final do século 19 com seus padrões ousados, irregulares e flutuantes que abrangeram arte, arquitetura, design e moda – à art déco, originada em Paris, em 1925, com a mostra Exposition Universelle des Arts Décoratifs, que reuniu elementos de várias culturas não ocidentais. O resultado surge nos bordados preciosos, nos tecidos harmonizados com pedrarias fosca ou acetinada, na exuberância e farfalhar de sedas em zibeline e organza, nos shapes godês e sereia, nos jogos de transparências. Cores: azuis, alaranjados e verde junipero intercalados por rosês e dourados.

 

ready_figuratti_mietta_post5Por A mais B, Ready To Go: Looks Figuratti e Miêta (Fotos: Weber Pádua)

Figuratti, coleção Mulher Sol, de Mariana Giodarni
O universo feminino em uma coleção forte e brilhante no verão 2018 da designer Mariana Giodarni. Tecidos fluidos em contrastes com bordados rústicos, modelagens marcantes, a renda trabalhada com um olhar étnico e sofisticado. Nas estampas, raios solares e imagens sutis representando asas. Cores: Branco, dourado, camelo, azul e rosê.

Miêta, coleção Ela, de Fábio Resende
Shapes amplos em tês comprimentos – t-shirt, t-shirt dress e maxi t-shirt dress na coleção verão 2018.  A graça e conceito de Ela, do designer Fábio Resende, vem das estampas e bordados exclusivamente em cobre, tematizadas nas abelhas e na delicadeza das rosas – desenho da artista plástica Telma Martins. Cores: off-white, mescla cinza e preto.

 

ready_cande_edd27_post6Por A mais B, Ready To Go: Looks Candê e EDD27  (Fotos: Weber Pádua)

Candê, de Alexandre Franco
Poás e listras na estamparia geométrica + toques de florais na coleção Candê, verão 2018 de Alexandre Franco. O designer traz para a nova estação os bodies, que ora podem ser usados sozinhos em produção resort; ora velando transparências; ora com saias, calças, vestidos. Sedução e feminilidade, peças curingas e tecidos como crepes, musselines e jérseis. Cores: azul, rosa, laranja, vermelho, dourado e suas variantes.EDD27 (Ed Diana 27), coleção

Deslocamento, de Ed Diana
Com experiência na moda festa, Ed Diana traz a expertise dos bordados, executados por ele e suas bordadeiras para o verão 2018. Deslocamento representa também um movimento do designer para trabalhar com customização e peças únicas em camisas, jaquetas, calças, bolsas. O conceito é o de arte vestível e elementos decorativos, que surgiu de telas bordadas e emolduradas.

 

ready_ wmdc_collection_post8

Por A mais B, Ready To Go: Look WMDC Collection (Foto: Weber Pádua)

WMDC Collection, de Davidson do Carmo
Vestidos confeccionados com desenhos em tules em jogos de transparências e revela/esconde no verão 2018 de Davidson do Carmo e sua WMDC Collection. Bordados manuais que criam imagens de natureza e da exuberância de flora e fauna e detalhes precisos como as flores que ganham pétalas e criam texturas em alguns deles. Mulheres sensuais e românticas em vestidos que exalam feminilidade.

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

20ª Edição do Minas Trend (Fiemg) – ‘ano.dez’. De 4 a 7 de abril no Expominas

Leia MAIS
Moda
Minas Trend

Categoria: Moda e Acessórios