Famílias olfativas que envolvem as fragrâncias

00_perfume_familia_olfativa_post_abrePor A mais B: Floral, Fougère, Cítrica, Oriental, Chypre, Aromática e Amadeirada são as sete famílias olfativas classificadas pela escola francesa Cinquième Sens e a especialista Alessandra Tucci revela o poder de cada uma delas (Pixabay)

Cada perfume pode ter em sua composição de 70 a 300 ingredientes diferentes e o resultado são aromas únicos e são as famílias olfativas que determinam a atração, ou não, por determinada fragrância. Alessandra Tucci, especialista em perfumes e fundadora da Perfumaria Paralela, única escola de perfumaria do Brasil, e representante da Cinquième Sens, lista as sete famílias olfativas classificadas pela escola francesa – amadeirada, aromática, cítrica, chypre, floral, fougère e oriental. “Cada perfume é identificado conforme a sua característica mais marcante. Se uma fragrância tem a predominância de flores em sua composição, ela é classificada como um floral. Se as notas de madeira são as que mais se destacam, é considerada amadeirada”, explica.

Dentro dessa classificação existem as subfamílias olfativas, que são outros ingredientes em evidência no perfume. “Para entendermos melhor, vamos pegar os florais como exemplo. Eles não são todos iguais, eles podem ser mais leves ou pesados, aquosos, frutados ou picantes, existem inúmeras possibilidades. Por isso, existem as subfamílias olfativas para nos ajudar a diferenciar outras nuances de um perfume. Por exemplo, um floral com acentuada presença de frutas, é classificado como um floral frutal”, diz Alessandra Tucci

Confira as características das sete famílias olfativas  e exemplos de perfumes de sucesso em cada uma delas.

Floral
Feminina e delicada. É a fragrância campeã mundial de vendas. Surgiu na década de 30 e combina diferentes tipos de flores, como jasmim, rosa, gardênia, tuberosa, íris, mimosa. São perfumes versáteis que podem ser harmonizados com inúmeros ingredientes, levando a efeitos distintos. Sugestões de perfumes: Essencial, Natura; Bloom, Gucci; Twilly, d`Hermès.
 
Fougère
Estimulante e marcante. Em francês, fougère significa samambaia, uma planta que praticamente não tem cheiro e que não entra na composição desse tipo de perfume, apenas empresta seu nome. O fougère é baseado, principalmente, na harmonia entre as notas de lavanda e cumarina (sintético criado a partir do natural cumaru, também conhecido como fava tonka). Sugestões de perfumes: Azzaro Pour Homme; Cool Water, de Davidoff; Quasar, O Boticário.

Cítrica
Refrescante e vibrante. As primeiras composições perfumadas da história, as águas de colônia, eram feitas com ingredientes cítricos, como laranja, limão e bergamota. Os cítricos conferem frescor, suavidade e são perfumes versáteis, unissex, que podem ser usados em todas as ocasiões. Sugestões de perfumes: 4711, Mülhens; Un Jardin sur le Nile,  Hermès e CK One Summer, Calvin Klein.

Oriental
Sensual e misteriosa. Conhecida por sua profundidade e calor. O termo remete ao Oriente Médio e norte da África, que possuem características e preferências olfativas próprias. As fragrâncias orientais são interpretações do Oriente criadas pelos perfumistas franceses. Tem em sua composição notas de baunilha, canela, pimenta. Sugestões de perfumes: Good Girl, Carolina Herrera; 1 Million, Paco Rabanne; Red King Homme, Joop.

Chypre
Leve e delicada. A combinação do cítrico bergamota, das flores rosa e jasmim, das madeiras patchouli e musgo de carvalho e do lábdano é indispensável para fazer do chipre um chipre. Além desses ingredientes é possível encontrar diferentes variações da família, como os chipres florais, frutais e adocicados. Sugestões de perfumes: SÌ, Giorgio Armani e Luna, Natura; Elysée Nuit, O Boticário e Jimmy Choo Stars.

Aromática
Energizante e dinâmica. É uma mistura de ervas frescas, utilizadas na culinária, com notas cítricas, lavandas e especiarias orientais. São perfumes multifacetados divididos nos seguintes grupos: Alavandados e canforados: lavanda, artemísia, alecrim, sálvia, tomilho. Sugestão de perfume: Pour um homme, Caron. Anisados: manjericão, estragão. Sugestão de perfume: Kenzo Air. Mentolados: menta spicata e menta piperita. Sugestão de perfume: Guerlain Homme. Cítricos: litsea cubeba. Sugestão de perfume: Eau Sauvage, Dior. Frescos: chá preto. Sugestão de perfume: Eternity Intense for men, Calvin Klein.

Amadeirada
Sedutora e envolvente. Notas como sândalo, oud, cedro, vetiver e patchouli são algumas notas olfativas possíveis de alcançar por meio das madeiras. Essa família é composta, principalmente, por perfumes masculinos, mas, na década de 90 ganhou força também entre os femininos. Sugestões de perfumes: Pour homme, Bvlgari; Fahrenheit, Dior,  Malbec Noir, O Boticário e Natura Homem Sagaz.

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Beleza
Fragrâncias – Dicas da especialista Alessandra Tucci sobre como escolher, usar e conservar nossos perfumes + os meus preferidos (Suspiro da Carlota)

Categoria: Beleza