Frases invadem as casas; o décor aliado a emoções e aos fluxos da vida

placa_post1_ocaPor A mais B: Caixinha da série da loja Oca, da designer Miriam Gatti e da arquiteta Gabriela Brasil; escrita que propõe o amor no cotidiano (Divulgação)

Beth Barra

A designer Miriam Gatti e a arquiteta Gabriela Brasil levaram para a Oca Criativa (Savassi), a loja de décor e objetos criada por elas em 2014, uma série de caixinhas (lindas), que podem ser fixadas na parede, e quadrinhos com escritos que andam acelerando corações, provocando reflexões, instigando o humor e lembrando que a vida vem recheada de emoções, projetos e ações. “A tendência de usar objetos com frases vem da vontade de externar cada vez mais os sentimentos e desejos pessoais. Usá-los na decoração transmite a todos ao redor o poder dessas palavras”, diz a criativa dupla.

placa_post1a_ocaPor A mais B conversou com a psicóloga clínica Isadora Adjuto sobre esse pequeno ‘vasto mundo’. Ela fez um paralelo entre a plaquinhas com frases e os símbolos usados em pingentes, por exemplo, como Flor de Lótus, Yin Yang, cruzes. “Eles representam crenças pessoais e implícitas, enquanto os quadrinhos são expressões mais explícitas, mas ambas estão ligadas às emoções”.

‘amarGura’, uma das caixinhas, ganhou um X em vermelho e logo acima a letra C, propondo uma nova escrita para a vida: ‘amarCura’ – “um quadro como esse traz também uma proposta de investigar as dores e tentar deixar o amor entrar”, explica Isadora Adjuto. Para a psicóloga clínica, tudo o que se constrói nas pausas da vida a deixa menos automática: “um quadro com frase representa uma sacudida e traz agregado um valor afetivo ou moral”.

Quadrinhos com escritos possuem duas vias – objeto de decoração e também lembretes ou propósitos, como ‘quero ser feliz’. “Estamos em uma época em que as pessoas buscam coisas que as representem, não só esteticamente”, lembra Isadora Adjuto. Quadrinhos fraseados são carregados de identidade – “inspiradores, tocam em emoções, fazem pensar e refletir”, finaliza.

Assim como a moda vive uma nova temporada de camisetas com inscrições, especialmente de empoderamento feminino e igualdade de gêneros, a decoração retoma o poder da palavra. Ora em escritos que revelam emoções e objetivos; ora transmitindo sensações de aconchego, como o seja bem-vindo em um quadrinho que salta aos olhos de um hóspede querido ou visitante.  “Ler uma frase que tem a ver com a sua essência e identidade traz uma boa sensação. Acredito que usar frases ou palavras na decoração virou tendência por trazer esse tipo de sensação à tona”, diz a arquiteta Carmen Calixto.

placa_post2_oca_carmenPor A mais B: A arquiteta Carmen Calixto usou ‘open’ em neon para retratar a personalidade acolhedora da dona da casa (Foto: Henrique Queiroga)

placa_post3_oca_carmenPor A mais B: “Think happy. Be happy” (Pense feliz. Seja Feliz) no quadro que alegra a charmosa sala assinada pela arquiteta Carmen Calixto e a varanda goumret com quadrinhos que despertam o apetite e trazem aconchego (Fotos: Henrique Queiroga)

Não existem restrições sobre em qual ambiente usar escritos na decoração, mas Carmen Calixto propõe formas harmoniosas. “Uma frase sobre culinária, por exemplo, fica melhor se usada na cozinha ou varanda gourmet. Sobre relacionamentos fica interessante para o quarto de casal. A frase deve ter conexão com o espaço”, explica.

A também arquiteta Ana Lívia Werdine lembra que, se bem empregado, esse recurso pode ser lançado em qualquer cômodo. “Essa solução cabe em um quarto, lavabo, sala até em uma cozinha. É uma forma mais clara de expor a personalidade da pessoa que ali vive e muitas vezes agrega leveza aos ambientes de forma bem democrática”.

placa_post4_oca_liviaPor A mais B: Ambientes da arquiteta Ana Lívia Werdine brinca com a pop art (“I can see the whole room ands there’s nobody in it” – Eu posso ver o quarto inteiro e não tem ninguém dentro dele ) e o quarto de hóspedes com o aconchego do ‘très bien’ (Divulgação)

Ana Lívia usou frases em dois projetos de maneiras diferentes, o que denota também a versatilidade dessa opção. “Em um apartamento brincamos com a pop art para deixar o ambiente jovem e descontraído. Já em outro, utilizamos o recurso em um quarto de hóspedes para criar um ambiente mais acolhedor e bem humorado”, conta.

Por A mais B caiu de amores pelas frases dos quadros e caixinhas da Oca e selecionou alguns da série, reunidos na galeria, é só clicar e se encantar! Como observou a psicóloga clínica Isadora Adjuto, elas são inspiradoras, agregando emoções e propósitos. “E são ótimas para motivar pessoas e alguém querido”, lembram Miriam Gatti e Gabriela Brasil, proprietárias da loja.

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Décor/Design

Por A mais B; décor com emoções: Quadrinhos com frases da loja Oca (Divulgação)
« 1 de 17 »
Categoria: Décor/Design