Frida Kahlo, Amelia Earhart e Katherine Johnson na série Mulheres Inspiradoras

Por A mais B, Linha Barbie Mulheres Inspiradoras: Doll da artista mexicana Frida Kahlo, que chega esse mês ao Brasil (Divulgação/Mattel e reprodução)

Beth Barra

A mexicana Frida Kahlo tornou-se um símbolo da arte e da vida. Amelia Earhart foi a primeira aviadora a completar a travessia do Atlântico e Katherine Johnson, física e matemática, hoje com 99 anos, integrou a equipe da Nasa por décadas e participou do projeto Apollo 11 em 1969. As três abrem a linha Barbie Mulheres Inspiradoras da Mattel. A empresa, que em 1959 criou a boneca mais famosa do planeta, começa uma nova história com essa linha de dolls – que inclui informações sobre as contribuições de cada uma com suas histórias que ajudaram a mudar o mundo.

Roupa, cabelo, make, altura, tom da pele, formato de rosto de cada uma das três dolls despertam imediatamente as imagens de Frida Kahlo – que chega ainda esse mês ao Brasil, Amelia Earhart e Katherine Johnson. As histórias das três bonecas da linha Barbie Mulheres Inspiradoras já foram mostradas no cinema em filmes que evocam a força feminina.

Frida Kahlo (06/07/1907 – 13/07/1954) – A célebre mexicana levou para a arte suas angústias e dores. Quando criança contraiu poliomielite e em 1925 sofreu um acidente e ônibus que a deixou na cama por anos, enfrentando mais de trinta cirurgias. Foi nessa época que a ex-estudante de Medicina começou a pintar  e suas telas, incluindo os famosos autorretratos, tornaram-se com o tempo símbolo de sonho, força, medo, cores fortes. O relacionamento com Diego Rivera, intenso e conturbado, possíveis romances com homens e mulheres e as limitações físicas vencidas pela arte fizeram de Frida Kaholo um símbolo feminino em todo o mundo. Assista: Frida (2002), de Julie Taymor, com Salma Hayek e Alfredf Molina como Rivera.

0000000_barbie_inspira_post2_fridaPor A mais B, Linha Barbie Mulheres Inspiradoras: doll Frida Kahlo e a perfeição da roupa, cabelo e expressão facial da artista mexicana(Divulgação/Mattel e reprodução)

Amelia Earhart – Primeira aviadora feminina que atravessou o Oceano Atlântico, quebrando recordes mundiais, ela nasceu em 24 de julho de 1897, em Atchison (Kansas) e desapareceu em julho de 1937, no Oceano Pacífico, perto da Ilha Howland, quando tentava realizar um voo ao redor do globo. Dois anos depois foi oficialmente declarada morta e seu corpo nunca encontrado. Ativista dos direitos das mulheres ficou conhecida como ‘deusa da luz’. Assista: Amelia (2209), de Mira Nair, com Hilary Swank, Richard Gere (como George Putnam, marido da aviadora e magnata do mercado editorial) e Ewan McGregor vivendo o piloto Gene idal, um de seus maiores amigos.

0000000_barbie_inspira_post3_amelia_earhartPor A mais B, Linha Barbie Mulheres Inspiradoras: A aviadora Amelia Earhart, que quebrou recordes mundiais, simboliza força, coragem e determinação (Divulgação/Mattel e reprodução)

Katherine Johnson (26/08/1918) – Uma das três mulheres que trabalharam na Nasa e retratadas no filme Estrelas Além do Tempo, a física, matemática e cientista espacial, hoje com 99 anos de idade, integrou a equipe da Nasa por décadas e participou do projeto Apollo 11 em 1969. O longa revela os desafios de cada uma delas na agência norte-americana – negras e mulheres em um país ainda marcado pelos preconceitos de gênero e raça. Assista: Estrelas Além do Tempo (2016), de Theodore Melfi, com Taraji P. Henson (Katherine Johnson), Octavia Spencer (Dorothy Vaughn) e Janelle Monáe (Mary Jackson).

0000000_barbie_inspira_post4_katherine_johnsonPor A mais B, Linha Barbie Mulheres Inspiradoras: Dool de Katherine Johnson, física e matemática, por décadas trabalhando para a Nasa, surgiu para o mundo com o filme Estrelas Além do Tempo (Divulgação/Mattel e reprodução)

Com a linha Inspiradoras a Mattel amplia sua estratégia de traduzir com a Barbie a força feminina e estende sua homenagem a outras mulheres ao redor do mundo, que quebraram barreiras e são inspiração para a próxima geração. Entre as figuras imortalizadas, 14 delas foram presenteadas com uma boneca única e exclusiva, feita a sua semelhança, por meio do Barbie Shero Program. Confira os perfis preparados pela assessoria da Mattel:

Patty Jenkins, cineasta, EUA – Escritora e diretora que se tornou a primeira mulher a dirigir um filme com um orçamento de mais de US$ 100 milhões – Wonder Woman.

Chloe Kim, campeã e atleta de snowboard, EUA –  Mulher mais jovem a ganhar uma medalha olímpica no Women’s Snowboard Halfpipe durante as Olimpíadas de Inverno de 2018.

Bindi Irwin, conservacionista, Austrália – Celebridade internacional que herdou a paixão de seu pai –  o Caçador de Crocodilos – pela vida selvagem e se dedica a inspirar a próxima geração a fazer a diferença no mundo.

Nicola Adams, boxeadora, Reino Unido – Duas vezes medalhista de ouro, Nicola é a única boxeadora feminina na história do esporte a ganhar títulos olímpicos mundiais e europeus.

Çagla Kubat, atleta de Windsurf, Turquia – Campeã de windsurf e  membro do time de vela e de windsurf do Fenerbahçe, fundou sua própria escola de windsurf para jovens surfistas.

Hélène Darroze, chef de cozinha, França –  Quarta geração como cozinheira francesa com três restaurantes e duas estrelas Michelin.

Hui Ruoqi, campeã de volleyball, China – Décima quinta capitã da equipe feminina chinesa de vôlei que também ganhou ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Leyla Piedayesh, designer e empreendedora, Alemanhã – Imigrante iraniana e fundadora da famosa marca de roupas Lala Berlin, que incorpora elementos urbanos e elegantes em malha de alta qualidade.

Lorena Ochoa, jogadora profissional de Golf, México – Atleta, mãe, empresária e incentivadora do Golf no México

Martyna Wojciechowska, jornalista, Polônia –  Apresentadora de TV, editora de revista, autora, diretora e a segunda polonesa a conquistar o Seven Summits.

Sara Gama, jogadora de futebol, Itália – Capitã do time italiano de futebol, membro do Conselho Federal e presidente da Comissão para o desenvolvimento do futebol feminino.

Xiaotong Guan, atriz e filantropa, China – Conhecida como filha da nação da China, é embaixadora do “Dia Mundial da Vida”, uma campanha conjunta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Fundo Internacional para o bem-estar dos animais e conservação da natureza.

Yuan Yuan Tan, primeira bailarina, China – Bailarina e dançarina principal no Ballet de São Francisco. É também a principal dançarina convidada no Ballet de Hong Kong.

Vicky Martin Berrocal, empreendedora e designer de moda, Espanha – Responsável pela direção criativa da empresa Victoria, com coleções que incluem fantasias festivas, vestidos de flamenco, bolsas e joias.

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Cult

0000000_barbie_inspira_post5Por A mais B: Doze das das 14 mulheres mulheres presenteadas com uma boneca única e exclusiva, feita a sua semelhança, por meio do Barbie Shero Program, na sequência, Vicky Martin Berrocal, Xiaotong Guan, Bindi Irwin, Sara Gama, Chloe Kim, Martyna Wojciechowska, Nicola Adams OBE, Yuan Yuan Tan, Patty Jenkins, Hélène Darroze, Hui Ruoqi e Leyla Piedayes (Divulgação/Mattel)

Categoria: Cult