Haute Couture Dior inverno 2018; Maria Grazia Chiuri mixa masculino e feminino celebrando desbravadoras nos looks ‘jour’

aaaaa_dior_fall18_haute_post1

Por a mais B: Tecidos da indumentária masculina no ‘jour’ da haute couture Dior fall 2018 por Maria Grazia Chiuri (Reproduções)

Beth Barra

Paris Haute Couture apaixona as mulheres. As duas temporadas de desfiles, em janeiro e julho, viajam pelo mundo logo após cada apresentação na capital francesa. Um tour cada vez mais intenso com as centenas de postagens dos desfiles nas redes sociais e os vídeos e textos divulgados pelas maisons em seus sites. Peças exclusivas, artesanais e passarela com pelo menos 35 modelos para o dia e para a noite, com alguns couturières surpreendendo e encantando com as ‘vêtements jour’. Como Maria Grazia Chiuri para a Dior – entre os belos vestidos noturnos em tule, seda, veludo e renda do fall 2018, ela apresentou looks que parecem celebrar heroínas e viajantes de diferentes épocas no mix de décadas envolvendo os looks trabalhados em tecidos masculinos, que ganharam superfícies reluzentes nos tons de cinza em casacos, casaquetos, saias, jaquetas, sobretudos, vestidos, conjuntos.

No site da maison, uma pequena história sobre essa coleção haute couture que celebra, também, os 70 anos da casa. Inspirações que vêm de mapas, ou atlas mundi, simbolizando a andança das mulheres, e da própria Maria Grazia, que trocou Roma por Paris ao assumir a direção criativa. O efeito reluzente sobre os costumes em cinza e preto vem das novas tecnologias que permitem interferências sobre os tecidos. Enquanto a designer – e quando se trata de alta costura o termo correto é couturièr – exibe seu talento em agregar elementos masculinos e femininos a peças que remetem a aventureiras, heroínas, sufragistas usando vestidos e saias mídis, ou logo acima do tornozelo, de rodas discretas, casaquetos, jaquetas aviador.

Trajes ‘jour’ extremamente femininos nos tecidos típicos de indumentárias masculinas ou a aviadora em macacão de couro embarcando em uma aventura. Looks ora recatados nas golas delicadas; ora com parte do ombro ou decote discreto surgindo nas peças de manga longa. Os modelos dia e noite, quase todos, com cinturas marcadas sutilmente por cintos ultrafinos. Roupas inspiradoras, que despertam desejo e vontade de sair com um vestido cinza quase chegando aos pés, chapéu coco e sapatos pesados – como uma desbravadora de mundos, livre de tempo e espaço, mas também extremamente contemporânea, arrojada e sensual em algumas roupas  que cobrem quase todo o corpo.

Maria Grazia Chiuri, desde seu prêt-à-porter de estreia na Dior – saias em tule plissado, transparências, camisetas de empoderamento da mulher, jaquetas de couro – reafirma seu styling de misturar peças pesadas a leves. Que ela já havia mostrado, em dupla com Pierpaolo Piccioli na Valentino, na coleção remetendo à dança, uma das últimas assinada pelos dois.

aaaaa_dior_fall18_haute_post2Na haute couture fall 2018, esse jogo feminino/masculino se estendeu a algumas peças festa – vestidos fluidos em seda, tule, transparências usados com sobretudos ou paletós de alfaiataria. Os tons de cinza e o preto foram do dia à noite, passando por alguns vermelhos intensos e criações sublimes como o paletó de veludo em  patchwork por cima do dress ultracolorido e levíssimo formado por plumas delicadíssimas com efeito de pequenos babados sobrepostos.

Vestidos em veludo decotados e com mangas justas, ou tomara-que-caia, sempre com o cinto fino delineando a cintura. Os modelos em tule e seda, alguns bordados com flores – ora nos tons de cinza; ora o grey elaborado em babados para terminar com um vermelho vibrante e discreto na barra. Mapas, símbolos, cartas em casacos com modelagens de capa, amplas a partir da altura da cintura, sobre o vestido diáfano e plissado na transparência, que deixa as pernas envolvidas por luz e sombra. Misturas perfeitas adicionadas a algumas peças de referência étnica – afinal, é uma viagem pelo mundo e haute couture!

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Moda

Por A mais B: Haute Couture Dior Fall 2018 por Maria Grazia Chiuri (Reproduções)
« 1 de 15 »