Mais de 900 espécies na Feira Nacional de Orquídeas

feira_orquideas_post1

Por A mais B: Feira da AMO apresenta 900 espécies de orquídeas na edição 2016 do evento, muitas delas raras (Divulgação)

Elas são ‘rainhas das flores’ e em todo o mundo existem cerca de 50 mil espécies de orquídeas, encontradas na natureza ou criadas em laboratórios. O Brasil tem mais de três mil delas – Minas Gerais e Espírito Santo possuem o maior número de nativas. Um mundo de beleza, cores e perfumes que pode ser desfrutado na Feira Nacional de Orquídeas, que começa hoje no Minas Centro. Na exposição, 900 plantas, muitas delas raras e cultivadas por orquidófilos de todo o Brasil, serão avaliadas e premiadas por categoria e espécie. Os visitantes vão poder fotografar livremente cada uma delas e nos 25 estandes da mostra estão à venda mudas e materiais de cultivo.

A Feira Nacional de Orquídeas é organizada pela Associação Mineira de Orquidófilos (AMO), organização criada em 1978 e dedicada ao cultivo e preservação da planta no meio ambiente. “O evento é um intercâmbio, uma troca de experiência, pois conseguimos reunir orquidófilos de associações do Brasil inteiro’, diz Gleusa Dayrell, presidente da entidade.

Espécies raras ou descobertas recentemente estão entre as orquídeas da exposição. Segundo o especialista e estudioso Kleber Lacerda existe algumas variedades raríssimas na natureza, das quais só foram encontradas uma ou duas plantas. Algumas delas foram reproduzidas por produtores comerciais, às centenas ou milhares, e podem ser adquiridas com facilidade, como a Cattleya violacea caerulea e a Cattleya maxima caerulea, de cor azulada – a mais é no tom lilás. Outras não foram e produzidas, entre elas, a Cattleya lawrenceana caerulea, ainda extremamente rara no gênero Cattleya, típicas da América do Sul e Central.

Nessa edição, a Feira Nacional de Orquídeas tem um cardápio de atrações extras para os visitantes. Uma das novidades é o Espaço Gourmet, que reúne produtos como queijos, doces, cafés especiais, cervejas artesanais e o azeite de oliva produzido em Minas Gerais.

 

MAIS

Cursos para iniciantes e palestras – Ministrados por orquidófilos que ensinarão, durante a feira, cuidados e curiosidades sobre o plantio e manutenção de orquídeas. Temas das palestras ‘Prepare seu próprio substrato: Cultivo ecológico de orquídeas’ (por Robson Miranda e Euler Menezes); ‘Desmistificando o Catacetum: da Floresta ao Orquidário’ (por Ulisses Ferreira); ‘O doce mundo das perfumadas Catleyas: simplificando o seu cultivo’ (por Orlando Parreira); ‘Pragas e Doenças: como proteger suas orquídeas de forma natural’ (por Marcos Locatelli). Mais: oficinas sobre cultivo de orquídeas para iniciantes.

Curso Gratuito para Crianças – Pode participar quem tem acima de seis anos. Monitores e voluntários da AMO auxiliarão as crianças e ensinarão sobre ecologia e meio ambiente na oficina “Minha primeira orquídea”. As crianças poderão aprender como plantar e cultivar orquídeas e elas levar para casa a flor que plantaram. Duração de 40 minutos, disponível em horários específicos no sábado (15/10) e no domingo (16/10).

“Amo Fotografar Orquídeas” – O concurso será realizado nos três dias da feira, em parceria com o Pedro Cine Foto. O participante retirará, no quiosque Pedro Cine Foto, um cartão com as instruções de participação e uma ID – uma para cada participante, para realização de login e cadastro por CPF e e-mail. Cada participante poderá fazer o upload de até três fotos pelo site www.amofotografarorquideas.com.br. São duas categorias: máquina fotográfica e fotografia com celular. Os vencedores terão uma premiação surpresa, além de uma ampliação especial da foto e uma bela orquídea como presente. As fotos poderão ser feitas na Exposição de Orquídeas e/ou na Feira de Orquídeas, durante os três dias de evento.

37ª Feira Nacional de Orquídeas, dias 14, 15 e 16 de outubro – Minascentro (Rua Guajajaras, 1.022 – Centro, Belo Horizonte). Horários: 9 às 19 horas (sexta), 9 às 20 horas (sábado) e 9 às 18 horas (domingo). Entrada Gratuita

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Usos & Costumes

 feira_orquideas_post2
Por A mais B: Rainha das flores, há cerca de 50 mil espécies de orquídeas no mundo, Brasil tem mais de três mil delas (Imagens: Pixabay)

Categoria: Usos & Costumes