Primavera sua linda, bem-vinda com suas flores invadindo o cotidiano

flor_primavera_post1_tagetePor A mais B, primavera 2017: O tagete é uma das flores mais perfeitas para a estação, e também invade o verão, de acordo com o especialista  Bruno Esperança, diretor da Esalflores (Foto: Pixabay)

Beth Barra

“Primavera cruza o rio/ Cruza o sonho que tu sonhas…” são as primeiras estrofes do poema de Mário Quintana. Uma celebração à estação que remete a flores invadindo o cotidiano, renovando a natureza e a vida. A primavera 2017 começa em 22 de setembro, às 17h02, e despede-se para a entrada do verão no dia 21 de dezembro. Para deixar a casa mais bonita, colorida e perfumada; assim como renovar os jardins, algumas dicas e sugestões de Bruno José Esperança, diretor geral da curitibana Esalflores. Ele elege o tagete, espécie nativa do México, como uma das plantas mais perfeitas para essa época.

Bruno Esperança explica que as flores ideais para colorir a casa são aquelas que necessitem de muita luz e pouca água. “Uma flor perfeita é o tagete. Além de necessitar de muito sol, pode suportar altas temperaturas sem precisar de água”, diz ele. Por isso, essa planta também enfrenta o verão tropical.

“Se o objetivo é tornar o ambiente mais leve, relaxante e bonito, a lavanda é uma boa pedida. Planta que se desenvolve melhor em solos arenosos, requer muita luz e água pelo menos uma vez por semana”, diz Bruno Esperança.

Os apaixonados por orquídea e a beleza de suas muitas espécies, devem redobrar os cuidados.  “A recomendação é colocá-la próxima de uma janela orientada para sul, distante das radiações de sol durante os dias de calor, pois pode prejudicar a planta”.

A açucena (amarílis ou flor-da-imperatriz), com sua variedade de tons, colore a casa e três espécies distintas já garantem uma bela decoração. Mas ele alerta que a terra deve estar fresca e não deve receber sol diretamente. “Outras boas opções também para o verão são o jacinto e a bromélia”, completa o especialista.

 

Canção da Primavera (*)

 

Primavera cruza o rio
Cruza o sonho que tu sonhas.
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando.

 

Catavento enlouqueceu,
Ficou girando, girando.
Em torno do catavento
Dancemos todos em bando.

 

Dancemos todos, dancemos,
Amadas, Mortos, Amigos,
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo…

 

Até que as paineiras tenham
Por sobre os muros florido!

 

(* Mario Quintana; Canções, 1946, para Érico Veríssimo)

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Décor/Design
Usos & Costumes

flor_primavera_post2_lavandaPor A mais B, primavera 2017: A lavanda torna o ambiente mais leve, relaxante e bonito, mas exige muita luz e água uma vez por semana, explica o especialista Bruno Esperança (Foto: Pixabay)

flor_primavera_post3_orquideaPor A mais B, primavera 2017: “Orquídeas devem ser colocadas próximas de uma janela”, diz Bruno Esperança, da Esalflores (Foto: Pixabay)

flor_primavera_post4_acucena_amaryllisPor A mais B, primavera 2017: A açucena, com sua variedade de tons, colore lindamente a casa, porém não deve receber sol diretamente, segundo Bruno Esperança (Foto: Pixabay)

flor_primavera_post5_jacintoPor A mais B, primavera 2017: O jacinto, lindo e decorativo, não deve ser exposto ao sol, então é uma flor que vive bem dentro de casa (Foto: Pixabay)

flor_primavera_post6_broméliaPor A mais B, primavera 2017: As bromélias exigem pouca água e se adaptam a ambientes internos e externos (Foto: Pixabay)