Salto alto; coturnos; oxford, sandálias e as botas que andam acelerando corações; sapatos ‘love you’

shoes_love_post1a_morena_rosaPor A mais B; sapatos: A bota branca, hype do inverno 2017, em design clássico e sexy com o salto agulha Morena Rosa (Divulgação)

shoes_love_repetto4b1gBeth Barra

Os sapatos estão entre os mais sedutores amigos de uma mulher. Ou dos sonhos de consumo femininos na lista de acessórios que têm o poder de transformar um look – das botas hypadas da temporada ao salto agulha, que nunca sai de cena e guarda o mistério da atração envolvendo o andar e a curvatura das pernas. Mister, adotando Vinícius de Moraes, que dê a impressão de caminhar nas nuvens criando harmonia entre a ondulação dos quadris e a desenvoltura de cada passo. Da sensualidade e requinte dos stilettos às delícias das ballerines, que também remetem à sexy appeal quando se pensa em Brigitte Bardot e passos de dança com a italiana Repetto, que lançou em abril seu spring summer 2017, inspirada em “Signs”, um lendário balé no cruzamento da arte e da dança clássica. Ou sofisticação e despojamento à Audrey Hepburn. Não à toa, Salvatore Ferragano e Roger Vivier, dois dos maiores ‘sapateiros’ do século 20, continuam incendiando o imaginário e seus clássicos reinterpretados pelos designers das maisons fundadas por eles. Entre o calçado que eleva os batimentos cardíacos e a graça das sapatilhas existe um mundo de marcas e criadores, entre nomes tradicionais e jovens talentos, que se dedicam  a traduzir ou inventar novos desejos para os pés. Por A mais B buscou nas passarelas das semanas de moda, e nos lançamentos das grifes, shoes que andam acelerando corações.  (Na imagem, ballerine Repetto, spring summer 2017 – divulgação).

Botas, eleja um modelo (ou vários) para chamar de seu

De sinônimo de inverno, porque aquece mesmo, as botas se livraram do selinho das estações, mas continuam sendo protagonistas quando os termômetros baixam. Da febre do modelo montaria, a partir de 2000, que remete ao século 17, às variações de canos – médios, curtos, longos e as sexy over the knee, que cobrem os joelhos, passando pela tradicional e queridinha chelsea com elástico lateral. Sem salto ou alto, médio, quadrado, fino, arquitetônico, plataforma e uma infinidade de detalhes – aplicação de pelos; tachas, spikes, franjas, nessa temporada nas versões em branco, metalizado, com glitter, animal print, nobuck ou a elegância do couro sem ornamentos. Modelos inspiradas na granny boots (bota da vovó) chegaram repletas de graça com seus cadarços na coleção da Animale (SPFWn43) e ganharam plataforma em À La Garçonne. A cowboy, incluindo modelitos baixos, entra como item hypado, mais discreta e para usar com qualquer look. Os canos médio ou curto, que já tiveram a ‘obrigação’ de ser usados com calça, agora acompanham também saias e vestidos de silhuetas variadas: das lápis às rodadas; dos dresses delineando o corpo ou cobertos pelos casacos.

shoes_love_post4_botasPor A mais B; sapatos: À La Garçonne; red da Ellus, over the knee da TIG, da Amapô, da PatBo, da Ellus e cano longo Giuliana Rommano (SPFWn43, Fotosite)

shoes_love_post3_botasPor A mais B; sapatos: Floor em black e com estrelas, azul da Animale, branca da Amapô,  Animale em livre inspiração da granny boots (bota da vovó), modelo em cano médio animal print + black, ambas Animale (SPFWn43, Fotosite)

shoes_love_post5_botasPor A mais B; sapatos: Modelo over the knee Morena Rosa, new cowboy Cris Barros, da Juliana Jabour e Cris Barros, metalizada Floor, longa Colcci para Zattini e Animale (SPFWn43, Fotosite e Divulgação)

shoes_love_post6_botas1Por A mais B; sapatos: Verniz da Petite Joulie; broche e lifestyle Andrea Bogosian; onça Carrano para Zattini; metalizada Colcci; modelo Fátima em preto UMA; new cowboy Dumond para Zattini; bico e salto agulha Shoestock; chelsea boots branca Dakota para Zattini; franjas no clássico café Shoestock (Divulgação)

Salto alto; sedução

O agulha nunca envelhece. Sua estrutura é uma arte de engenharia que exige outras, como a graça e segurança ao caminhar. Um sapato que evidencia o contorno da perna e alonga a silhueta em saltos de até 12 centímetros. Em tons sóbrios de preto, marinho, café ou cores acessas em vermelho, azul, verde. Ou delicadas como rosados, nudes, amarelo e blue clarinho que fazem casamentos perfeitos de estilo – em looks black, estampados, grafitados, duetos como red e rosa (um queridinho da temporada). Com jeans, alfaiataria, short para it girls classudas, vestidos de festa, ternos. As plataformas, com ou sem salto grosso, são o salvo-conduto para estar nas alturas confortável. E adicione sandálias ao mix lady + sexy.

shoes_love_post8_saltoPor A mais B; sapatos: O clássico agulha Spot Shoes; o luxo floral Dolce & Gabbana; stiletto + sexy Morena Rosa; salto arquitetônico Cris Barros; sandália dourada Masqué (Divulgação)

shoes_love_post9_saltoPor A mais B; sapatos: Lady moderna no preto TIG; prata Unity Seven; stiletto prata desfile Victor Dzenk; o sexy red e o blue do desfile Natália;  Pessoa; nude na passarela Manzan e o preto sexy e classudo Bob Store (Minas Trend e SPFWn43, Fotosite)

shoes_love_post10_saltoPor A mais B; sapatos: Meias grossas e salto nas alturas no red da Floor; marinho moderno Fabiana Millazo, com plataforma Isabela Capeto; Alexandrine por Dinho Batista; red e salto grosso Fabiana Millazo; rosa clarinho TIG; vermelho + vermelho passarela Vitorino Campos (Minas Trend e SPFWn43, Fotosite)

shoes_love_post11_salto11Por A mais B; sapatos: Print onça Andrea Bogosian; sandália dourada Morena Rosa; efeito diva no black Andrea Bogosian; clássica e lady Spot Shoes; rosé Arezzo (Divulgação)

Sou masculino e feminino

Coturnos e oxfords há muito tempo dividem a cena com masculino e feminino. Os  tratorados, que arrematam looks rocker + sexy, ampliaram os jeitos de usar. Eles surgem como elemento de contraste nas saias em seda, rendas francesas, tules nobres e na alfaitaria. Na couture Valentino, a última assinada por Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri, que logo depois foi para a Dior, em julho de 2016, a coleção inspirada no balé foi do preto ao nude rosado. Em black, os vestidos diáfanos, ora acompanhados de sobretudos; ora de alças e delicados bordados; ora em plissados sublimes ou veludo surgiram na passarela com os sapatos que ganharam a cena fashion desde a criação do dr Martens, inspirada nos modelos usados pelos soldados na Segunda Guerra. Eles foram adotados nos anos 60 por roqueiros, princesas do rock de garagem, punks. Seu poder de sedução, hoje, envolve meias finas; fendas, transparências contrastando com o peso do calçado. Importante, a excelência das ferragens, os detalhes de amarrações, zíperes, spikes e a qualidade do couro que dão vida longa ao calçado.

O oxford, o sapato de amarrar de bico quadrado ou redondo nos originais que remontam ao século 17, mas que aparecerem para o mundo quando universitários norte-americanos o adotaram. De lá para cá, o modelo que é sinônimo de androginia foi reinventado – os célebres furinhos formando desenhos continuam, mas ele ganhou ‘feminice’s como fitas de gorgurão e novas amarrações. O solado tratorado, ou de borracha branca, são duas das muitas derivações desse clássico, que encaram de looks casuais dos jeans dobrados ou cropped a vestidos leves com meias soquetes, finas, arrastão, fios 40 e coloridas.

shoes_love_post1_coturnoPor A mais B; sapatos: O poer do coturno, modelo Ellus, Andrea Bogosian, Ellus e Calvin Klein

Os mocassins também integram esse reino e tanto apareceram em versões delicadas, bico fino, quadrado, ou mais pesados e com salto grosso de cinto centímetos. O modelo Horsebit Loafe, da Gucci, criado há mais de 64 anos, é um dos mais celebrados e continua sendo produzido em todas as cores e texturas – metalizadas, envernizadas, couro opaco. No inverno 2017, esse clássico é outro curinga dos looks – multiuso e perfeito com jeans, alfaiataria, saias e vestidos midis.

shoes_love_post2a_oxford_mocassim1aPor A mais B; sapatos: Com amrração Paula Bahia; new oxford Débora Germani; mocassim prata Luiz Barcelos; o célebre Horsebit Loafe da Gucci (vermelho); sonho nosso Dolce & Gabbana em sola  tratorada e o clássico ‘ox’ em preto; detalhe franjado Paula Bahia; solado tratorado Ellus e basic Iaritz (Divulgação, 20º Minas Trend e SPFWn43, Fotosite)

Rasteiras, mules, tênis; quem, não?

As mules também entram na wish list para usar muito e protagonizaram alguns looks da Lollita no SPFWn43. Assim como as rasteiras, leves, cool ou com detalhes de metal ou amarrações para produções que vão de modelitos vaporosos e longuetes ou mídis a calças flare de cintura alta, pantalonas. As sandálias da Melissa para a marca Lucas Magalhães (Minas Trend, verão 17/18), ganharam designer remetendo chinelos slide e um modelo híbrido de tênis e oxford. Vão estar em todos os pés quando chegarem às araras com as opções coloridas e o básico curinga em preto. Mais: As sapatilhas da Essa Mulher para o verão 17/18 da Anne est Folle, coleção Falbalas e Fanfreluches, desenvolvidos em crochê bordado – confortáveis, lindas, personalíssimas. Para quem ama um visual lady, mas com um saltinho discreto, os modelos com fivela e em verniz da Spot Shoes são perfeitos. Feche com tênis; os sneakers mais do que curingas, como os clássicos brancos, andam balançando looks. Valem os metalizados, o black rocker de cano médio e solado tratorado, os ternurinhas com bordados, flores. Uma inspiração? Os modelos Dolce & Gabbana com corações, spikes, inscrições fazem suspirar de lindos (e caros)!

shoes_love_post13_baixosPor A mais B; sapatos: Mules na passarela Lollita; slide Plural; rasteiras no desfile A.Niemeyer (Minas Trend e SPFWn43, Fotosite)

shoes_love_post14_baixosPor A mais B; sapatos: Tênis queridinhos com o branquinho curinga Raphaella Booz para NetShoes; sonho de consumo Dolce & Gabbana; cano médio Juliana Jabour; metalizado Ana Capri para Net Shoes (Divulgação)

shoes_love_post12_baixosPor A mais B; sapatos: Antes da primavera chegar os modelitos Melissa para a marca Lucas Mendes e os modelos em crochê da Essa Mulher para a Anne est Folle (Minas Trend, Fotosite)

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Moda

Categoria: Moda