Susi Noiva; boneca que já vendeu 30 milhões de unidades celebra 50 anos linda, linda

Por A mais B: Susi Noiva celebra os 50 anos da boneca; uma edição especial da primeira fashion doll brasileira (Divulgação)

susi50anos1_noivanew-3Beth Barra

A Estrela está pertinho de completar 80 anos – a fábrica de brinquedos foi fundada em 1937 – e sua criação mais famosa soprou as velhinhas dos cinquenta. A Susi, que inaugurou no Brasil as fashion doll, chega linda e vestida de noiva para comemorar seu aniversário. Com uma história de aventuras e lifestyle. A boneca que nasceu com jeitinho de menina foi crescendo e aparecendo – dos looks aos cabelos e mobilidade do corpo ; surge agora no vestido clean em tule, madeixas longas, olhos azuis, make leve, corpo esguio e buquê. Uma lady moderna com colar de pérolas e cílios curvados para realçar o olhar.

Susi Noiva 50 anos é uma edição especial. A escolha do modelo foi baseada em uma pesquisa da fabricante e atende pedidos dos fãs da boneca. Em cinco décadas, ela foi companheira de gerações de meninas e acompanhou o ‘zeitgeist’, o espírito do tempo. Em 1967, quando usou seu  primeiro modelo bride,  tinha cabelos curtos, mais volumosos, franja e maquiagem colorida, seguindo o estilo da época.

Com o tempo, a doll ganhou curvas, articulações e movimentos, emagreceu e foi de astronauta a roqueira. Viveu uma dançarina, uma fada, uma mexicana, uma espanhola, uma indígena e passeou por vários outros países com seus trajes típicos. Além de ter usado modelitos assinados por grifes como Salinas e a Daslu; mais criações de estilistas que incluem Ronaldo Ésper, Reinaldo Lourenço, Fause Haten e Glória Coelho. Na edição do São Paulo Fashion Week de 2001 foi lançada uma coleção exclusiva com peças também de Alexandre Herchcovitch e Marcelo Sommer; e Beto, seu namorado, ganhou modelitos exclusivos.

susi50anos1_post3Em 2009, Susi participou da parceria solidária com o Instituto Brasileiro do Câncer e a Estrela, com apoio do hair stylist Wanderley Nunes. Na época, 60 profissionais do salão, divididos em categorias – casual, festa, street e fashion – criaram make e penteados para a doll, que passou pela eleição de jornalistas e estilistas para a escolha dos vencedores de cada versão. Parte das vendas foi revertida para a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda.

A trajetória da Susi envolveu também sustentabilidade. Em janeiro de 2013, nova edição especial nas roupas confeccionadas com garrafa pet reciclada, dress em silhueta tubinho em várias cores dos tecidos da Vicunha. A boneca foi a garota propaganda no lançamento do color denim – a linha Linha Eco – D. Cada vestido foi batizado com uma referência de tonalidade – Hortelã, Avelã, Pequi, Beterraba, Damasco e Melancia e tingimento ecofriendly, que reduz em 80% o consumo de água em comparação com a técnica tradicional.

Os cabelos variavam seguindo os estilos de cada época: crespo, cacheado, ultraliso, encaracolado, ruivo, loiro, castanho, preto. Com seus 30 centímetros de altura, a doll queridinha do Brasil foi lançada em 400 diferentes versões. Várias delas são hoje itens de colecionador – daqueles que não vendem o tesouro de jeito algum. Uma Susi ciclista dos anos 70 é uma raridade com suas roupas coloridas e ligada ao estilo hippie da época.

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Quem teve infância de brincar de boneca? Trocar roupa e acessórios, implorar a mãe para comprar um look novo – que vinha em cartelas, com sapato e bolsa algumas vezes. A Susi era um sonho das meninas, a boneca desejo, que foi rainha por anos até surgirem outras concorrentes fashion doll.

Mas a brasileira nunca perdeu seu reinado, saiu da linha de produção – mas ressurgia triunfal em edições especiais, como a Noiva 50 anos, série limitada, que deve se transformar em item de coleção. Em cinco décadas foram vendidas 30 milhões de unidades. A nova queridinha da temporada já está nas lojas; preço médio de R$ 129,00.

E vai ter exposição celebrando os 50 anos? De acordo com a assessoria de imprensa da Estrela a festa de aniversário, por enquanto, fica por conta da Susi Noiva. A empresa tem cada uma das bonecas lançadas e já fez mostra itinerantes. Por enquanto, essa viagem da Susi por cinco décadas, que conta também um pouco da história da moda, é um sonho dos colecionadores.

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