Torta de Chocolate Mais Saudável do Mundo

Beth Barra

 

Antes da sobremesa delícia, um pouco sobre Gabi Mahamud, que acaba de lançar Flor de Sal (Editora Alaúde), livro de receitas dedicado à alimentação alternativa. A chef tem 26 anos, nasceu e foi criada em Minas e no final de 2016 fundou o GodTrunk, projeto que leva comida de qualidade a pessoas que andam de barriga vazia, recolhendo e preparando alimentos que seriam descartados por restaurantes e supermercados. No seu trabalho ela também ensina a reduzir o desperdício, que começa pela mudança de hábitos e na conscientização sobre consumo. A Torta de Chocolate Mais Saudável do Mundo, que o Por A mais B publica, não leva farinha ou refinados – vegana, fonte de fibras, proteínas e antioxidante. Gabi, que é arquiteta, assumiu o ‘amor pelas panelas’ quando se mudou para Curitiba para trabalhar como urbanista e começou a cozinhar para receber os amigos. No blog – flordesal.blog.br – ela conta sua história, como se tornou vegana e culinarista, e publica receitinhas de encher os olhos dos leitores. Assim nasceu a chef, que se especializou em comidas alternativas com gosto, sabor e saudável. Anote ingredientes e como preparar!
Torta de Chocolate Mais Saudável do Mundo da chef Gabi Mahamud

 

poramaisb_chef_gabi_mahamud_torta_post1

Receita no Por A mais B: Sem farinhas e refinados, a Torta de Chocolate Mais Saudável do Mundo, da chef Gabi Mahamud, é uma sobremesa delícia sem farinha ou refinados (Divulgação)

 

Ingredientes

♥ 1½ xícara de grão-de-bico cozido
♥ 1 xícara de maçã sem cabo e sem sementes picadinha
♥ ½ xícara de melado de cana
♥ ½ xícara de cacau em pó
♥ 1 colher (sopa) de café solúvel (opcional)
♥ 1 colher (chá) de fermento químico em pó
♥ 1 colher (chá) de extrato de baunilha uma pitada de sal
♥ ¼ de xícara de óleo de coco ou manteiga de cacau
♥ ⅓ de xícara (90 g) de chocolate amargo picado

 

Modo de preparo

♥ 1 – Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com óleo uma fôrma de fundo removível com 20 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel-manteiga e pincele com óleo.
♥ 2 – Em um processador ou liquidificador, coloque o grão-de-bico, a maçã, o melado, o cacau, o café, o fermento, a baunilha, o sal e o óleo de coco derretido. Bata até obter um creme homogêneo.
♥ 3 – Coloque o chocolate em um refratário encaixado em uma panela com água fervente e mexa até derreter (se preciso, leve o conjunto ao fogo baixo e tome cuidado para a água não encostar no fundo da tigela). Junte o chocolate derretido ao creme de grão-de-bico e misture bem para incorporar.
♥ 4 – Despeje a massa na fôrma preparada e alise a superfície com uma espátula. Não tem problema se a torta ficar úmida no centro ou se as bordas ficarem mais altas do que o meio.
♥ 5 – Asse por 30 minutos, até a superfície parecer seca; então cubra com papel-alumínio e asse por mais 20 a 30 minutos. Espere esfriar completamente antes de desenformar.
Mais de 60 receitas em Flor de Sal
Gabi Mahamud lançou Flor de Sal pela Editora Alaúde, que traz mais de 60 receitas da chef – tortas, massas, salgadinhos, doces, bolos, lanches e bebidas, além de versões vegetais de maionese, requeijão e queijo.

A chef ilustrou as receitas com suas aquarelas e escolheu ingredientes nacionais e acessíveis para preparar em casa, r sem complicações, cada uma delas. O livro traz também dicas contra o desperdício de alimentos e técnicas que dão um toque contemporâneo às comidinhas caseiras. A combinação de sabor com as memórias afetivas da chef Gabi Mahamud faz de A Flor do Sal um livro que, além de receitas saudáveis – sem glúten ou ingredientes de origem animal -, tem versões vegetais para preparar queijo, requeijão e maionese.

 

“Precisamos rever nossas escolhas, nos reconectar com a origem do que consumimos nos responsabilizar pelo impacto da sua trajetória e nos preocupar com o destino final de nossos produtos depois de utilizados. Comer é um ato político, social, histórico, geográfico, religioso, econômico e cultural e, portanto, revolucionário, sim (e muito)” – Chef Gabi Mahamud, autora de Flor de Sal

 

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

 

Leia MAIS
Viagem, Gastronomia, Receitas

 

000000_flor_de_sal_chef_gabi3eePor A mais B: Chef Gabi Mahamud lançou Flor de Sal, que tem mais de 60 receitas saudáveis (Foto da chef por Iuri Poletti; imagens do livro e da mousse – reproduções do blog da chef)