Verão 2019 na 22ª edição do Minas Trend

00000000000mt_inv18_mt_post_mini

Por A mais B no Minas Trend: Looks das doze marcas e estilistas que lançaram o inverno 2018 na semana de moda mineira; confira line up do verão 2019 MW (Fotosite)

Beth Barra

Quatro marcas estreiam na 22ª edição do Minas Trend – verão 2019, de 17 a 20 de abril no Expominas. Fatima Scofield, NotEqual, Virgilio Couture e a Skazi, que celebra 25 anos de criação, lançam suas coleções na passarela do evento. No total, onze grifes têm desfiles agendados, que nessa temporada traz novamente no line up a participação do Sindijoias/MG em coletivo que mostrará criações de joias e bijus. Sustentabilidade é o foco da semana de moda mineira com informações sobre mudanças climáticas, reuso, reciclagem, plantio de mudas, gestão de resíduos sólidos. Entre as exposições, destaque para “Couro: o sustentável luxo da moda”, que vai apresentar o leather desenvolvido por vários curtumes, além de sapatos, bolsas, acessórios e roupas de oito labels. A referência estética dessa temporada é a a relação afetiva dos mineiros com a natureza e a sua importância na indústria da moda do estado com o tema “Nosso Lugar Somos Nós”.

O sertão mineiro, localizado nas regiões norte/noroeste do estado, com sua paisagem “linda e áspera, mas com uma riqueza humana imensurável”, foi o ponto de partida para “a manifestação do presente como perspectiva para o futuro”, diz Pedro Lázaro, diretor criativo da semana de moda mineira. Para o arquiteto, a postura da sustentabilidade, tão em evidência nos dias de hoje, sempre foi aplicada no cotidiano dos habitantes dessa região que dependem dos recursos naturais para sua subsistência. O tema ‘Nosso Lugar Somos Nós’ não é um alerta, mas sim uma abordagem poética sobre a necessidade do retorno dessa relação espontânea e interativa com a natureza”, conta.

A principal referência estética desta edição, destaque do hall de entrada, baseia-se na obra de Liliane Dardot, reconhecida por suas instalações que utilizam a areia do Rio das Velhas como base para escrever em sílica os nomes populares das plantas do Cerrado mineiro, que remetem aos tradicionais tapetes que cobrem as ruas para a passagem das procissões de Corpus Christi.

Reforçando o conceito, as cores Pantone da temporada são aplicadas através de analogias com músicas, poesias e expressões artísticas mineiras que abordam percepções da natureza, surgindo em elementos inusitados como árvores azuis ou em um por do sol que irradia tons de vermelho escuro.

A plataforma de desfiles é a cereja fashion do Minas Trend. A passarela das doze marcas, incluindo a apresentação da Sindjoias nessa 22ª edição do MW, acontece nos dias 17 e 18 de abril. Confira o line up e acompanhe no Por A mais B a coleção de cada uma das grifes para o verão 2019:

Line Up Minas Trend – 22ª edição – verão 2019

17/04/2018 – Terça-Feira
16h – Fatima Scofield / Sindijoias-MG
18h – Plural / Natália Pessoa
20h – Lucas Magalhães / Manzan
18/04/2018 Quarta-Feira
16h – Virgilio Couture / Molett
18h – Choker / Anne Est Folle
20h – NotEqual / Skazi

O Minas Trend com seu mix de Salão de Negócios e plataforma de desfiles tornou-se referência entre os eventos de moda nacionais. O modelo da Fiemg movimenta a indústria da moda, setor que gera milhares de emprego em todo o país – na edição de outubro de 2017, que marcou os 10 anos do evento, o Expominas abrigou 220 estandes e recebeu sete mil visitantes, incluindo mais de três mil compradores. As grifes mineiras que participam da passarela de lançamento das coleções dão ainda mais visibilidade ao MW, que recebe dezenas de jornalistas de vários estados, além de blogueiros, para a cobertura do catwalk.

Nessa era de digital, o Minas Trend, evento fechado para lojistas, expositores, convidados e impresa, pode avançar mais. O que nós esperamos é que os desfiles do MW passem a ser transmitidos ao vivo pela Fiemg. Uma plataforma digital que permita ao público assistir em tempo real aos lançamentos das coleções. Na 21ª edição do MW, em outubro de 2017, o jornal O Tempo realizou a transmissão ao vivo em seus canais, especialmente o Youtube. Mas, por aqui, o ‘ao vivo’ ainda fica por conta de grandes sites de moda e estilo.

A transmissão ao vivo foi inaugurada pela Burberry, em 2010, que exibiu o desfile em tempo real apenas para a China. No ano seguinte a marca inglesa ampliou o acesso para o planeta inteiro. A Semana de Moda de Nova York aderiu na temporada seguinte durante o lançamento da primavera verão 2013.

Desde 2011, marcas internacionais criaram plataformas para transmitir ao vivo seus desfiles. Entre elas, Marc Jacobs, Jason Wu e Calvin Klein, que disponibilizaram na Semana de Moda de Nova York, em setembro daquele ano, sites especiais e internautas de todo o planeta conferiram as coleções.

Minas Trend – primavera-verão 2019: De 17 a 20 de abril de 2018, das 10 às 20 horas, e 6ª feira das 10 às 17 horas, no Expominas

#bethbarra – jornalista Beth Barra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
No Por A mais B, todos os desfiles do Minas Trend

Categoria: Moda e Acessórios