Qual é o seu tipo de cabelo?

tag_arlainesantosOlá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!

Todo mundo que resolve passar por uma transição capilar depois de certo tempo esbarra na seguinte pergunta: Qual é o meu tipo de cabelo? E hoje eu vim contar um pouquinho de cada um e as particularidades dos mesmos.

No passado muitas de nós não sabíamos como cuidar das nossas madeixas, éramos reféns de uma indústria que vendia dois tipos de produtos: destinados aos cabelos lisos e destinados a alisar os fios.

O tempo foi passando, vários estudos foram feitos e livros publicados sobre os diferentes tipos de cabelo e as necessidades de cada um, começava-se então a compreender que cada cabelo é um cabelo, mas que existem particularidades que se repetiam em determinados grupos, para entender isso melhor foram criadas graduações que explicam onde cada tipo de cabelo se encaixa e quais são as suas necessidades.

As graduações dos tipos de cabelos são dividas em 4 categorias e subdivididas por letras, por exemplo, um cabelo liso é um cabelo do tipo 1, que pode ser dividido entre a,b ou c, já os ondulados são classificados como tipo 2, e também são subdivididos entre a,b ou c, e assim sucessivamente.

Cabelos do tipo 1

 Os cabelos do tipo 1 são caracterizados por serem lisos, sem nenhum tipo de ondulação ou formação de ondas.

Cabelos 1a –  São cabelos lisos e pouco volumosos, com tendência a oleosidade.

Cabelos 1b – Também são cabelos lisos levemente mais volumosos, fios mais grossos que os do tipo 1a, e que também tem tendência a oleosidade.

Cabelos 1c – São cabelos lisos sem formação de ondulações, mais volumosos e fios mais grossos que os demais, também com tendência a oleosidade.

cabelos_tipoum

Cabelos do tipo 2

Os cabelos do tipo dois são caracterizados por ter a raiz lisa e no comprimento são formadas ondas que caracterizam esse tipo de cabelo.

Cabelos 2a – Ondas pouco definidas caracterizam esse tipo de cabelo, volume moderado e tendência a oleosidade fazem parte das particularidades desse tipo de cabelo.

Cabelos 2b – Ondas mais marcantes que o tipo anterior, são caracterizados por terem volume moderado e também raiz lisa, esse tipo de cabelo também apresenta tendência a oleosidade na raiz e leve ressecamento nas pontas.

Cabelos 2c – Ondas mais definidas, cabelos com fios mais grossos e volume caracterizam esse tipo de fio, possui tendência a oleosidade na raiz e ressecamento nas pontas do cabelo.

tipodecabelo_dois

 

Cabelos do tipo 3

 Os cabelos do tipo 3 são caracterizados pela formação de cachos mais definidos, a maioria apresenta, oleosidade na raiz e ressecamento no comprimento e pontas.

 Cabelos 3a – São cabelos que possuem raízes lisas, mas formam cachos maiores e com mais espaços entre eles, são caracterizados pelo volume e também podem desenvolver ressecamento no comprimento e pontas.

Cabelos 3b –  Os cabelos do tipo 3b formam cachos mais fechados que os do tipo 3a, são caracterizados por terem os cachos formados da raiz, e tendem a serem mais ressecados, devido ao formato de espiral que impedem a oleosidade natural de chegar as pontas do fio.

Cabelos 3c – Cachos menores, definidos e volumosos são algumas das características desse tipo de cabelo, também apresentam ressecamento acentuado, devido ao formato natural do fio.

cabelos_tipotres

Cabelos do tipo 4

 Os cabelos do tipo 4 são os cabelos crespos, que tendem a serem mais frágeis e ressecados que os tipos anteriores. Uma das características desse tipo de cabelo é que os cabelos crespos podem formar cachos ou não, outra particularidade desse tipo de cabelo é que o efeito encolhimento que é mais visível nos cabelos do tipo 4.

Cabelos 4a – São cabelos que formam cachos pequenos desde a raiz, volumosos e mais frágeis, tendem a serem ressecados devido a quantidade de espirais formadas no fio.

Cabelos 4b – Formam cachos menores que os do tipo 4a, são caracterizados pelo volume, e pela fragilidade dos fios, geralmente esse tipo de cabelo é bem fino necessitando cuidados especiais.

Cabelos 4c – Esse tipo de crespo não formará cachos, os cabelos do tipo 4c formam geralmente pequenas ondinhas no formato de z. Os cabelos 4c são os tipos de cabelos mais afetados pelo fator encolhimento, esse tipo de crespo pode encolher até 75% menor que o seu tamanho real.

Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado, me contem aqui nos comentários quais são os tipos de cabelos de vocês.

cabelos_tipoquatro

Arlaine Santos

Mineira, pisciana, arquiteta urbanista e criadora de conteúdo. Arlaine Santos vive entre o Brasil e a Dinamarca e a partir de agora vai compartilhar muitas dicas por aqui, pois ela é a mais nova blogueira convidada do Por A mais B!

Blog: www.lanecurls.com

Instagram: @lanecurlss

Facebook/bloglanecurls

Saiba mais sobre o processo de transição capilar de Arlaine Santos: Liberte seus cachos; use e abuse da sua beleza

Uma resposta para “Qual é o seu tipo de cabelo?”

  1. Anna Foureaux disse:

    Obaa! Bem vinda ao time! O meu é 2A! No meu caso o frizz é o grande vilão! Quero muitas dicas!!

Categoria: Garotas de Batom