Kika Alvarenga e seu trabalho pré-histórico e futurista na Coleção Garimpo

joias_colecao_garimpo

Por A mais B: O trabalho diferenciado da designer de joias Kika Alvarenga na coleção Garimpo – Divulgação 

Anna Foureaux

Kika Alvarenga, mineira de Belo Horizonte, iniciou sua trajetória profissional na moda a partir do curso de Estilismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Pouco a pouco seus trabalhos migraram para os adornos e logo as joias se tornaram uma paixão. Ela é graduada em Artes Plásticas pela Escola Guidnard, Universidade Estadual de Minas Gerais e fez Mestrado em Design de Joias pela Central Saint Martins em Londres. Além de outros cursos isolados e profissionalizantes como na Escola Mineira de Joalheria e no Senai.

Desde 2006 kika cria peças que se assemelham a obras de arte, totalizando nove coleções. Seu processo criativo é manual, começa  com desenhos no papel e segue para a bancada de joalheria para ser esculpido no protótipo de cera, o que imprime seu traço de escultora em cada peça.

kikaalvarenga_fotoSuas criações não refletem tendências de mercado, são intuitivas, orgânicas, autorais e únicas. As peças trazem elementos rústicos e sofisticados, brutos e arrojados em um contraste que se complementa e harmoniza. Kika explica: “A força criativa do meu trabalho está na intensidade pessoal com que respeito a natureza e acesso sua diversidade. A essência do meu design é fazer brilhar o que é precioso em cada objeto”. 

Quando falamos destas contradições de olhares ela diz que o público vê o seu trabalho com um mix de pré-histórico e futurista e indica o elemento terra relacionado às raizes e o elemento ar trazendo o pensamento à frente. Para Kika seu trabalho traz o foco para o luxo do momento que é a personalidade.

Durante nossa conversa a artista cita ainda as joias tribais e a moda Belga como inspirações. Desta maneira é pertinente citarmos Karen Van Godtsenhoven, curadora do Museu de Moda da Antuérpia, que destaca o estilo próprio e a relação entre a criatividade e a realidade como as grandes características do grupo de estilistas que se destacou, em 1988, e deu uma reviravolta na moda. E estes também são pontos a serem observados  no trabalho de Kika.

Para a Coleção Garimpo a designer buscou inspiração em visita à cidade de Diamantina acompanhado uma amiga que estava fazendo doutorado sobre o tema. E então ela decidiu contar um pouco do processo, refletindo o cotidiano da lavra, ato de garimpar, num sensível registro estético, visto em brincos e anéis, banhados em ródio negro e que remetem a estruturas orgânicas cobertas por dezenas de pontos de luz.  Quartzos , brilhantes, rubis e esmeraldas, são de certa forma abraçadas pela prata e pelo ouro em um design diferenciado no melhor estilo Kika.

As joias podem ser encontradas na loja online www.kikaalvarenga.com e nas lojas das marcas, Sonia Pinto, It Design e Patrícia Centurion, em São Paulo; na Fata Morgana e Sonia Pinto, em Belo Horizonte e na Dona Coisa, no Rio de Janeiro. 

#poramaisb – anna.poramaisb@gmail.com

aneis_garimpoPor A mais B: O trabalho diferenciado da designer de joias Kika Alvarenga na coleção Garimpo – Divulgação

anel_garimpo

Por A mais B: O trabalho diferenciado da designer de joias Kika Alvarenga na coleção Garimpo – Divulgação

brincos_garimpoPor A mais B: O trabalho diferenciado da designer de joias Kika Alvarenga na coleção Garimpo – Divulgação

garimpo_aneisPor A mais B: O trabalho diferenciado da designer de joias Kika Alvarenga na coleção Garimpo – Divulgação

aneis_kika_alvarengaPor A mais B: O trabalho diferenciado da designer de joias Kika Alvarenga na coleção Garimpo – Divulgação

Categoria: Moda e Acessórios