Luxo sem ostentação, volumes, dress sequinhos, sedas e brilho no verão Apartamento 03

Alfaiataria em edição luxo, feminina, delicada e despojada no verão de Luiz Cláudio para Apartamento 03: look além da estação (SPFW, Fotosite)

Beth Barra

Um verão incrivelmente luxuoso em tecidos como seda, seda decupê, seda devorê e cetim duchese. Mais brilhos nos bordados e aplicações de paetês e cristais, muita vezes em toda a peça. Silhuetas despojadas e sequinhas, mas não coladas ao corpo, em vestidos longuetes e abaixo do joelho, modelitos festa de efeito contemporâneo – shape descomplicado e delineando suavemente o corpo, alguns decotes, pontos de luz. A coleção de Luiz Claúdio para a Apartamento 3 (SPFW), criada por ele e que hoje integra a holding de Patrícia Bonaldi.

Apartamento 3 DetalheO talento do estilista mineiro para trabalhar tecidos, criando e recriando com bordados e aplicações é uma de suas assinaturas. Assim como o cuidado na modelagem das roupas. Nessa temporada, Luiz Cláudio trabalhou amarrações próximas à cintura, com laços e nós, em calças, vestidos e saias – uma referência às vestimentas religiosase litúrgicas, pesquisas que inspiraram sua coleção. Mas esses quase volumes no farfalhar das sedas e cetim remetem também ao japonismo que sacudiu Paris nos anos 80, quando os designers asiáticos criaram looks despojados e formas herdadas dos quimonos.

Dos laços e amarrações às silhuetas secas e clean de outras peças, o estilista trabalhou a alfaiataria como base de uma coleção permeada por looks pretos, brancos, tons de cinza e uma estamparia delicada com efeito leve de tranaparência. Sobreposições, assimetrias, babados sobrepostos – alguns mínimos, formando um novo tecido, pequena obra de arte -, túnicas que lembram paletós de smoking e camisas, peça multiuso, assim como os coletes longos.

Uma coleção que inclui túnicas em modelagens diversas e uma feminilidade contemporânea, sem ostentação em sua elegância. Mesmo nos vestidos de noite, caprichosamente bordados com paetês e cristais, em decotes discretos e formas limpas – os modelos em negro são impactantes pelo brilho e alguma fluidez de movimento.

 

#poramaisb
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

 

Apartamento 3, verão (SPFW, Fotosite)