Moda, Cultura e Política de Diversidade: BH + Estilo Plus


moda_plus_bh

Por A mais B: Moda, Cultura e Política de Diversidade: BH + Estilo Plus – Divulgação

O Movimento BH + Estilo Plus acontece em Belo Horizonte, dias 4 e 5 de agosto de 2018, no Museu da Moda e na Casa do Jornalista. Trata-se de um evento que visa movimentar a capital de mineira com pautas sobre o potencial da moda plus size, política cultural e de diversidade, e temas como gordofobia, feminismo, liberdade de estilo autoral, autoestima, identidade e cidadania na moda, tendo em vista que o assunto, sob o viés humanista, cultural e político, ainda tem pouca visibilidade na sociedade em geral.

A proposta do Movimento BH + Estilo Plus parte do princípio que padrões de beleza sempre foram uma construção social, portanto, narrativas que refletem determinados contextos históricos que podem e devem ser desconstruídas sob uma perspectiva ética e estética de uma cultura da diversidade.

De fato, ao analisar a mudança da silhueta da mulher desde o século XVIII até hoje, percebe-se que é baseada em noções culturais de classe social, marcada pela opressão histórica em subestimar politicamente o poder feminino por meio do vestuário e impor padrões de beleza para atender a sociedade patriarcal. Portanto, há muito para se refletir e questionar política e sociologicamente o campo da moda plus, a começar pela própria terminologia: marcas de moda deveriam ser idealmente all sizes, ou seja, incluir todos os tamanhos, do PP ao XXG, em um país onde mais de 52% das pessoas estão acima do peso.

Entretanto, se o all size ainda é uma narrativa em construção, há mulheres que buscam quebrar essas imposições estéticas e assumir positivamente seus corpos, exigindo do mercado uma moda esteticamente admirável e democraticamente acessível, num claro movimento de empoderamento feminino.

Outra ação cultural do Movimento BH + Estilo Plus é divulgar a Cultura Vintage como estilo e filosofia estética na moda plus, em produções contemporâneas. Dessa forma, o BH + Estilo Plus pretende contribuir para que o público em geral, a mídia e o próprio setor compreenda melhor que a Moda, na Capital da Moda, deve ser tecida por mais políticas públicas culturais e de diversidade, pois Belo Horizonte tem talento para fazer moda com liberdade de estilo e pluralidade estética.

plus_ensaio_moda

Por A mais B: Moda, Cultura e Política de Diversidade: BH + Estilo Plus – Divulgação

editorial_moda_plus

 Por A mais B: Moda, Cultura e Política de Diversidade: BH + Estilo Plus – Divulgação

Editorial: 

O “BH + Estilo Plus” é um movimento que também divulga a Cultura Vintage como estilo e filosofia estética na moda plus, em produções contemporâneas. Por isso, seu editorial busca inspirar mulheres que fazem da moda uma expressão de atitude e estilo autoral das décadas de 1920 a 1980, em sintonia com as últimas tendências.

Ficha técnica:

Styling: Isabela Itabayana

Fotografia: Bruna Finelli e Mariana Arnoni (Assistente de fotografia)

Direção criativa: Valéria Said

Modelos: Carolina Bresolini, Gi Freitas, Lu Santos e Thais Lourenço

Beleza: Ângela Maria

Marcas: Ackon, Alice Surtô, Carlotta Plus Size, Della Greicy Plus Size, Nila, Turez Store.  Acessórios (acervo particular)

Locações: Casa do Jornalista e Edifício Arcângelo Maletta

Leia MAIS MODA: