Sonia Pinto: inverno atemporal e de vanguarda, mix de androginia, modelagem perfeita, tecidos nobres e criação com alma

Por A mais B, Sonia Pinto, convidada especial do 18º Minas Trend: Look de Essência, inverno 2016 da designer mineira de modelagens perfeitas, cortes arquitetônicos e vanguarda (Foto: Agência Fotosite)

Beth Barra

Muito antes da expressão genderless (sem gênero) – ‘sou menina e menino’ voltar à cena, em 2015, com desfiles e campanhas de grifes internacionais, como a Prada, Sonia Pinto, 66 anos, já inseria em suas coleções casacos, coletes e calças em alfaiataria + pulls oversized perfeitamente usáveis por homens e mulheres, sem revisitas ao unissex setentinha. Convidada especial da 18ª edição do Minas Trend/verão 2017 (Fiemg), ela apresentou, no final da tarde do dia 5 de abril, no Expominas, Essência, tema do evento. Um desfile de seu inverno atual com sua assinatura: mistura de tecidos, assimetrias, sobreposições, alfaiataria primorosa e uma androginia inspirada no Oriente, remetendo ao japonismo atemporal da década de 80 que revolucionou moda e criação em Paris.

A forma, não o balanço do corpo, é o foco de Sonia Pinto. Além do conforto, o sentir-se bem em produções atemporais, às vezes de linhas indefinidas, com muito preto, tons de cinza, risca de giz mínima, chamas de vermelho, um pouco de off white. Modelagens arquitetônicas e impecáveis, alguns shapes que lembram origamis, peças amplas, outras rentes ao corpo e a impressão de que na passarela os modelos são também esculturas em movimento em uma alfaiataria primorosa. Detalhes de construção e acabamento que se revelam quando se toca nas peças, em delicados e intrincados jogos de encaixes de mangas, recortes e outros pude sentir no stand da estilista, antes do desfile.

Sonia Pinto Destalhes PostAs sobreposições às vezes foram acompanhadas por peças básicas, como as camisas. Algumas de shape masculino, gola pequena, outras com brilho discreto – no jogo de jaqueta calça ampla em preto. Máxicoletes usados também com camisas de gola trabalhada, calça em tecido leve de alfaiataria, que também apareceu na jardineira requintada em dueto com a camisa white. Dress finalizados com saia fluida e transparente em camadas. Vestidos justos, total black, com sapatos de amarrar em plataforma ou oxford. Casacos em off white de corte primoroso, ou em negro. E delicadezas, como o vestido cinza claro recoberto com tule preto. Vanguarda, sim, que acende desejos, roupas de corte impecável e assimetrias memoráveis.

Sonia Pinto faz de quatro a seis coleções por ano, em pequena escala, captando sentimentos e desejos de quem usa sua roupa atemporal. Que exige, sim, personalidade e aquele gosto pelas formas ora amplas; ora justas, pelas sobreposições, assimetrias, recortes, de um refinamento despojado. Em Essência, a designer, que sempre trabalha com excelência de tecidos, usou veludo de seda pura, crepes japoneses, crepe, retalhos de seda, lã, tules, patchwork de tons escuros em texturas diversas, macramês.
No desfile do Minas Trend, Sonia Pessoa apresentou também uma linha masculina – onde o preto, casacos, desconstruções. Camisas brancas longas, casacos amplos, pulls, alfaiataria. O que ela chamou de básico refinado para o homem contemporâneo, irreverente e de bom gosto.

Uma das condições para a participação de Sonia Pinto nessa edição do Minas Trend foi levar para a passarela a coleção do inverno 2016. A libertária designer mineira sempre se manteve imune aos calendários de temporadas, onde se desfila uma coleção, enquanto a marca vende outra. ‘See now, buy now’ (veja agora, compre agora), que o SPFW deve adotar, fala diretamente ao coração e aos desejos do consumidor, que não precisa esperar meses para por uma peça. Enquanto os jornalistas de moda antecipam trends e coleções, em um mix de estações envolvendo looks de verão e de inverno nos editorais de moda.

 

Autoral, criativa e nada descartável

Em 2009, Sonia Pinto abriu no bairro Higienópolis, em São Paulo, seu espaço de moda, inaugurado com a mostra fotográfica Beleza Atemporal e lançamento de uma nova coleção. Desde os anos 80, quando ajudou a criar o emblemático Grupo Mineiro de Moda, em Belo Horizonte, e lançou sua primeira marca, Printemps, a estilista, nascida em Governador Valadares, é adepta da roupa sem modismo, que pode ser usada por anos e anos, com peças que se harmonizam. O preto como referência de sua criação. Longe das semanas de moda, em 1995 ela desfilou na Pinacoteca de São Paulo, então dirigida por Emanuel Araújo, que abriu o espaço para um evento de moda. Ela sempre disse nas entrevistas que não acredita no consumo descartável, daí que cada collection traz itens que se encaixam e harmonizam com peças lançadas anteriormente, permitindo coordenações livres. Na capital mineira, a designer mantém o espaço Sonia Pinto, na Vila Paris, uma casa com jardim e árvores frutíferas. As cariocas encontram suas roupas na multimarca Dona Coisa, que tem uma seleção conceitual e sem modismos. Primeiro ela sente os tecidos, absorve as possibilidades de cada um deles, e só depois desenha a coleção – cuja essência, sempre revela, é a modelagem. Os tecidos nobres e o acabamento à mão – “requinte vem da alma”, resumiu um dia. Com 40 anos de estilismo, começou a trabalhar em uma loja de tecidos na cidade natal, aos 12, uma experiência também sensorial, levando a adolescente a uma paixão por texturas, toques e tecidos nobres.

 

#poramaisb
beth.poramais@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

 

Leia mais:

18ª edição do Minas Trend/verão 2017 Fiemg)

Verão Fabiana Milazzo na passarela com Teen Spirit

Rendas e lingerie no revela-esconde sensual da Faven e seu tricô primoroso

Alfaiataria contemporânea, shape longilíneo, contraste de tons suaves e fortes na Plural

Viva estreia no Minas Trend com coleção independente da Vivaz

Pantone Collection, o verão da Engenharia Modern no MT

Magdalena, belo verão 2017 Infinita no MT, coluna Oh! Vivre

A estreia do resort wear da Nammos no verão 2017 do MT

Doze jovens talento na 7ª edição do Ready to Go

 

Por A mais B, Sonia Pinto, convidada especial do 18º Minas Trend: Looks de Essência, inverno 2016 da designer mineira (Fotos: Agência Fotosite)
« 1 de 17 »
Categoria: Moda e Acessórios