Verão 2017: mídi, shapes próximos ao corpo, curtinhos ‘sou girl’, looks sensuais ou românticos; confira trends

Por A mais B, trends do verão MT (Fiemg):  Com pegada boho e inspirada na metamorfose, a Viva trouxe a borboleta como símbolo, que apareceu nas fivelas, estampas e no richelieu. O contraste de tons pastéis com o terra em diversos looks deu leveza e modernidade à coleção (Fotos Fotosite)

Beth Barra (*)

Oito desfiles na passarela do 18º Minas Trend (Fiemg, 4 a 7 de abril). Por A mais B apresenta alguns trends para o verão 2017. Uma passarela cheia de novidades, presença da Confraria com suas bolsas e sapatos e de Sonia Pinto, convidada especial, que mostrou seu inverno – a estilista mineira, uma das fundadoras do Grupo Mineiro de Moda nos anos 80, é avessa a calendários antecipados, e batizou de Essência, tema dessa edição, suas belas peças, impecáveis na alfaiataria e acabamentos. O mídi é highlight da próxima estação, especialmente em silhuetas delineando corpos e curvas. Tons claros como rosa e nude aparecem em contrastes com cores exuberantes, como na Plural.  Estampas geométricas, listras, texturas no tricô da Faven e de Lucas Magalhães. Os curtinhos e longos surgiram especialmente com Lino Villaventura, Fabiana Milazzo e na Viva, que, descontraída, surpreendeu em seu primeiro desfile, pelos looks fluidos e contraste de materiais; uma proposta mais casual comparada ao DNA Vivaz, primeira marca.

Previsão fashion: fluidez, decotes (destaques ombro a ombro, um ombro só, estratosféricos nas costas), macacões, calças amplas, caftãs, quimonos, top cropped, shapes próximos ao corpo, rendas e transparências em looks românticos ou ultrafemininos, mas também alfaiataria em assimetrias e sobreposições. Contrastes do rosa, azul e menta clarinhos com cores mais fortes, terrosos e estampas.

Referência em tempos de crise – Um evento realizado em tempo de crise econômica, que afeta diretamente a indústria da moda, um dos setores mais importantes em geração de emprego e renda. Foi visível o esforço e a da Fiemg e da equiped e organizadores em consolidar, nessa edição do verão 2017, o trabalho de estilistas e marcas mineiras, ricoem detalhes e primoroso em seu handmade. O modelo de salão de negócios + passarela + fóruns e seminários dinamizam o Minas Trend e o tornam uma referência nacional.

 

Coleções da próxima temporada

 

Viva – Livre, leve e solta essa é a proposta Viva, segunda marca da Vivaz, para o verão 2017. Com pegada boho e inspirada na metamorfose, a marca trouxe a borboleta como símbolo que esteve presente nas fivelas, nas estampas e no richelieu. O contraste de tons pastéis com o terra apareceu em diversos looks garantindo leveza e modernidade. Além dos curtinhos joviais, a marca apresentou uma silhueta com top alongado e saia longa por baixo, nada justo nem sensual, mas descontraído, divertido e confortável. Sobreposições ousadas, franjas, tops cropped, caftãns e vestidos evasês, alfaiataria em crepe, além do cetim princese e do tafetá nas produções mais chiques.
Leia MAIS: Viva desfila uma primavera/verão feminina, romântica e poética

 

Faven – Madame Bovary, a personagem do romance de Gustave Flaubert, lançado em 1857, inspirou o verão da grife mineira. Looks com a expertise do tricô, rendas sutis, peças em tons suaves e elementos barrocos. Amarelo, menta, pink e vermelho também na cartela com looks de silhuetas delineando o corpo e peças sensuais remetendo a corselts e robes. Decotes ombro a ombro e sapatos lady moderna, salto fino e médio, de tons clarinhos ao preto classudo.
Leia MAIS – Rendas e lingerie no revela-esconde da Faven e seu tricô primoroso no verão MT

 

Lino Villaventura – O paraense Lino Villaventura, nascido Antônio Marques dos Santos Neto, participou pela segunda vez consecutiva do Minas Trend. Criador autoral de vestidos festa, contemporâneos e com detalhes preciosos, e com uma alfaiataria impecável, ele levou para a passarela looks sensuais em vestidos longos – ora com as célebres silhuetas contornando o corpo, belos e estratégicos decotes nas costas; ora em shapes um pouco mais amplos. Uma collection diva moderna. Mais sua linha casual, jovem e chique.
Leia MAIS: O casual jovem e chique e os dress delineando o corpo, sexy e lady de Villaventura

 

Lucas Magalhães – Uma coleção sexy sem fendas ou decotes estratosféricos, shapes realçando o corpo no verão do jovem estilista mineiro. Seu tricô belíssimo, tramas, texturas e as estampas – uma assinatura do designer – inspiradas em Mary Heilmann, artista norte-americana de trabalhos multicoloridos. Listras, geometrias, quadrados, cores intensas e suaves e o comprimento mídi dominando os looks. Um verão classudo, contemporâneo e com peças intercambiáveis. (não vale falar dos zíperes¿)
Leia MAIS: Silhuetas revelam o corpo, peças mídi e sensualidade sem fendas por Lucas Magalhães

 

Fabiana Milazzo – Um inverno com tons de bordô, marinho, azul Klein e algumas looks off white, além do jeans em edição especial, mas a delicadeza de rendas e white e nude. Teen Spirit, nome da coleção, veio com a delicadeza de pérolas, dress longos e curtinhos em edição slip dress (vestido-camisola) com referências sutis do grunge. A estilista, conhecida pelos dress ultrassensuais revelando curvas, aplicações e bordados em pedrarias e cristais, fez um mix de curtinhos e longos noite, com o denim trabalhado em recortes quadrados, desfiados em diferentes peças.
Leia MAIS: Fabiana Milazzo mixa estética grunge à delicadeza de bordados, pérolas e transparências

 

Plural – Estampas impactantes, desenvolvidas a partir de colagens em motivos abstratos, mais pinceladas sutis de florais. Cores luminosas como o amarelo, em edição mais suave, laranja, mix de tons em uma mesma peça. Alfaiataria, macacões com decotes imensos (e lindos nas costas), vestidos fluidos, longos ou mídi. E o rosa clarinho dando suavidade a uma coleção que trabalhou muito bem a alfaiataria.
Leia MAIS: Alfaiataria contemporânea, shapes longilíneos e contrastes de tons suaves e fortes na Plural

 

Verão 2016, bags
Leia MAIS: Confraria e uma coleção de bolsas desejo; criações autorais em junco, couro tressé e clima piquenique (MT, verão, Fotosite)

Inverno 2016 na passarela
Leia MAIS: Sonia Pinto: inverno atemporal e de vanguarda, em mix de androginia, modelagem perfeita, tecidos nobres e criação com alma

(*) Com Anna Foureaux

#poramaisb
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

 

Por A mais B, trends do verão MT (Fiemg): Looks românticos em clima poesia e algumas sensualidade por Fabiana Milazzo; Plural; Viva e Lino Villaventura (Fotos Fotosite)

Por A mais B, trends do verão MT (Fiemg): Tons clarinhos entre nudes, rosados, blue jeans e vermelho cereja em looks Plural (os dois primeiros à esquerda); Viva e Fabiana Milazzo (Fotos: Fotosite)

Por A mais B, trends do verão MT (Fiemg): Silhuetas revelando o corpo e comprimento mídi nas edições Fabiana Milazzo (primeira à esquerda) e Lucas Magalhães (Fotos: Fotosite)

Por A mais B, trends do verão MT (Fiemg): A graça dos curtinhos em looks luxo e joviais de Fabiana Milazzo; Lino Villaventura e Viva (dois últimos à direita) (Fotos: Fotosite)

Por A mais B, trends do verão MT (Fiemg): Estampas entre highlights da próxima estação por Plural, Faven; Lino Villaventura e Lucas Magalhães (Fotos: Fotosite)

Por A mais B, trends do verão MT (Fiemg): Fendas e decotes em clima ‘sou sexy’ de Lino Villaventura; Faven; Viva e Fabiana Milazzo (Fotos: Fotosite)

Por A mais B, trends do verão MT (Fiemg): Longos em edição luxo ou mais despojada na passarela de Lino Villaventura; Fabiana Milazzo; Plural e Viva (Fotos: Fotosite)

Por A mais B, trends do verão MT (Fiemg): Transparências, ombro a ombro e decotes nas costas no line up criativo de Fabiana Milazzo; Faven (as duas ao centro) e Plural (Fotos: Fotosite)

Categoria: Moda e Acessórios