Verão 2019 Plural em formas geométricas, tons fortes e neutros e estamparia abstrata

Por A mais B no Minas Trend: Verão 2019 Plural, de Gláucia Fróes, na passarela da 22ª edição; coleção inspirada no construtivismo e no concretismo nos prints geométricos ou abstratos; tons fortes ou neutros como o cáqui + shapes limpos mixando também técnicas de alfaiataria (Fotosite, 22º Minas Trend)

000_plural_ve19mt_post1aBeth Barra

O verão 2019 Plural de Gláucia Fróes, lançado na passarela da 22ª edição do Minas Trend, traz referências do construtivismo e do concretismo, que continuam influenciando a moda e inspirando estilistas. Daí as estampas ora localizadas; ora em toda a roupa trabalhadas em desenhos abstratos ou figurativos. As linhas geométricas da coleção vêm desses dois mundos de arte, arquitetura, design e surgem também em algumas silhuetas com suas formas limpas e volumes reduzidos. Roupas para mulheres adultas, contemporâneas: decotes, cavas pronunciadas e comprimento midi nas peças, além de vestidos/camisa de duplo uso como casaco ou dress.

Os tecidos da coleção permitem essas conexões entre shapes e formas com as peças trabalhadas em linho, viscose, cambraia, voila de seda, tricoline. Roupas com movimento e uso de técnicas de alfaiataria + peças levemente fluidas com prints geométricos, entre elas, os vestidos em style camisa, longos ou midi, trabalhados deixando entrever as pernas no vai e vem do andar – ou as calças leves apresentadas com as mesmas estampas.

Uma cartela harmonizada pelos tons fortes de vermelho e amarelo; neutros como marinho e a graça do cáqui. O branco surge em vestidos, calças e tops em shapes confortáveis nessa coleção sem selinho de validade, que desperta desejo imediato pela modelagem perfeita e o caimento dos tecidos em vestidos, calças, camisas, tops, macacões, túnicas.

Gláucia Fróes, fundadora e diretora criativa da Plural, fez um mix entre dois dos movimentos mais importantes da primeira metade do século XX. O construtivismo nasceu de um grupo da vanguarda russa com pintura e escultura pensados como construções e trabalhando formas tridimensionais. As estampas do verão 2019 Plural guardam sutilezas com pinturas dos artistas soviéticos Liubov Popova (1889-1924), Varvara Stepanova (1894-1958) ou Kazimir Malevich (1879-1935). O concretisto, que chegou ao Brasil nos anos 50, trouxe a estética geometrizada e o uso também de formas abstratas por outro artista russo – Vladimir Maiakovski (1893-1930).

Minas Trend – primavera-verão 2019: De 17 a 20 de abril de 2018, das 10 às 20 horas, e 6ª feira das 10 às 17 horas, no Expominas

#bethbarra – jornalista Beth Barra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Minas Trend

 

000_plural_ve19mt_post2Por A mais B no Minas Trend: Verão 2019 Plural, de Gláucia Fróes, coleção inspirada no construtivismo e no concretismo nos prints geométricos ou abstratos; tons fortes ou neutros + shapes limpos mixando também técnicas de alfaiataria (Fotosite, 22º Minas Trend)

000_plural_ve19mt_post3

Por A mais B no Minas Trend: Verão 2019 Plural, de Gláucia Fróes, coleção inspirada no construtivismo e no concretismo nos prints geométricos ou abstratos; tons fortes ou neutros + shapes limpos mixando também técnicas de alfaiataria (Fotosite, 22º Minas Trend)

000_plural_ve19mt_post4

Por A mais B no Minas Trend: Verão 2019 Plural, de Gláucia Fróes, coleção inspirada no construtivismo e no concretismo nos prints geométricos ou abstratos; tons fortes ou neutros + shapes limpos mixando também técnicas de alfaiataria (Fotosite, 22º Minas Trend)

000_plural_ve19mt_post5Por A mais B no Minas Trend: Verão 2019 Plural, de Gláucia Fróes, coleção inspirada no construtivismo e no concretismo nos prints geométricos ou abstratos; tons fortes ou neutros + shapes limpos mixando também técnicas de alfaiataria (Fotosite, 22º Minas Trend)

000_plural_ve19mt_post6Por A mais B no Minas Trend: Verão 2019 Plural, de Gláucia Fróes, coleção inspirada no construtivismo e no concretismo nos prints geométricos ou abstratos; tons fortes ou neutros + shapes limpos mixando também técnicas de alfaiataria (Fotosite, 22º Minas Trend)

000_plural_ve19mt_post7Por A mais B no Minas Trend: Verão 2019 Plural, de Gláucia Fróes, coleção inspirada no construtivismo e no concretismo nos prints geométricos ou abstratos; tons fortes ou neutros + shapes limpos mixando também técnicas de alfaiataria (Fotosite, 22º Minas Trend)