Book de cabeceira

000oh_vivre_110mais_nina_garcia_post1Por A mais B, Oh! Vivre: “Escolha a mais parecida possível com a versão masculina. Nenhum botão de pérola, nenhum botão exótico, nenhum botão forrado”; Nina Garcia sobre a camisa branca em “As 100 + O Guia de Estilo que Toda Mulher Deve Ter” (Ilustração Ruben Toledo, reprodução do livro)

000oh_vivre_110mais_nina_garcia_post2Beth Barra

Nove anos após o lançamento no Brasil,  “As 100 + O Guia de Estilo que Toda Mulher Deve Ter” (Editora Bestseller), da colombiana Nina Garcia, 52 anos, jornalista que vive e trabalha nos EUA, continua sendo um dos livros mais gostosos e atemporais do tipo book de cabeceira –  moda passa; estilo fica. Texto divertido, inteligente e conceitos que cada vez mais se enquadram nos tempos atuais; comprar bem, usar muito e fugir das armadilhas consumistas.

As dicas de moda e lifestyle são a cereja fashion para quem foge do selinho ‘vítima da moda’ e o livro é recheado com  as ilustrações do artista cubano Ruben Toledo. Nina Garcia confessa o tanto de paixão que estiletos, brincos de diamantes, colar de pérolas, lenços de seda, tricô Missoni e luvas – evocando divas como Rita Hayworth, Marilyn Monroe, Lana Turner – provocam em seu coração de mulher inteligente. E elege basiquinhos e curingas da vida toda entre tênis Converse, camiseta branca, jeans e as nossas interplanetárias havaianas.

 

Camisa branca masculina
“No homem ela é básica, leve e conservadora. Mas jogue-a no corpo feminino e tudo ficará charmoso”. Dica: “Escolha a mais parecida possível com a versão masculina. Nenhum botão de pérola, nenhum botão exótico, nenhum botão forrado”

 

A wishlist (lista de desejos) da jornalista é uma dosagem de luxo e praticidade, peças sedutoras como estampas de bicho; o pretinho em muitas versões, a sensualidade da saia lápis, a graça à francesa das listras em camisetas horizontais, as sapatilhas imortalizadas por Bardot e Audrey Hepburn, o vestido em linha A.

A cada item, ela remete a fatos curiosos (um deles, “se todas as havaianas do mundo fossem colocada uma frente a outra, dariam cinquenta voltas na Terra). Nina Garcia também resume a origem da peça ou acessório no box História da Moda, indica suas marcas preferidas, dá dicas de uso – como a altura perfeita da saia lápis, imediatamente acima do joelho ou imediatamente abaixo dele.

A jornalista revela seu gosto especial por esmaltes + batons vermelhos e intensos, pelos mocassins de Minnetonka (usados pelos índios e, após a segunda Guerra, adotados sem reserva pelos norte-americanos) e ícones como o Wayfarer da Ray-Ban, modelo usado por Hepburn em Bonequinha de Luxo, por Tom Cruise em Negócio Arriscado, por Madonna em Procura-se Susan Desesperadamente. Ou seja, com seu design clássico, nunca faz uma mulher parecer vítima da moda.

Não há nada de altamente impactante em as “100 +”.  São peças e acessórios que quase toda mulher adicionaria à própria lista. A autora avisa que sua ‘lista’ é uma espécie de inspiração para cada leitora, que deve ser esperta o suficiente e elegante o bastante para montar a sua. Mas, de verdade, difícil é resistir a um novo par de sapatos. Quem, não?  – Na sequência, além da camisa branca, mais dezoito dos 100 itens eleitos por Nina Garcia.

00000_ohvivre_cemais_nina_garcia_resenha2Por A mais B, Oh! Vivre, “As 100 + O Guia de Estilo que Toda Mulher Deve Ter”, de Nina Garcia: A poderosa e eterna jaqueta Perfecto, o memorável pretinho básico e óculos Wayfarer da Ray Ban entre três dos 100 itens que toda mulher deve ter (Ilustrações Ruben Toledo, reproduções do livro)

Jaqueta de motociclista (Perfecto)
Sobre a perfecto: “Como o mundo adora a contracultura, a jaqueta dos motociclistas será sempre a preferida dos elegantes”. Dica: “para evitar que pareça estar presa à década de 80 atenha-se à cor preta e evite couro brilhante barato”

Pretinho
“Não importa o preço, ela deve comprá-lo. Pode ser um H&M ou um Alaia. Pense em seu pretinho básico como uma tela em branco e não como último recurso. Ele requer acessórios e adornos”

Óculos de sol Wayfarer
Os óculos de sol Wayfarer da Ray-Ban são usados por todo mundo, de Kim Novak à Mary-Kate Olsen. Foram criados em 1952 e se aproveitaram da mais nova tecnologia em plástico daquele tempo”. Dica: “Os óculos de sol grandes, ousados e incógnitos entram e saem de moda, mas os Wayfarer nunca a farão parecer uma vítima da moda”

00000_ohvivre_cemais_nina_garcia_resenha3Por A mais B, Oh! Vivre, “As 100 + O Guia de Estilo que Toda Mulher Deve Ter”, de Nina Garcia: Camiseta branca básica, o poder dos estiletos e a sensual saia lápis, quem não? (Ilustrações Ruben Toledo, reproduções do livro)

Camiseta branca básica
“Às vezes compro a ‘marca da semana’. Mas re recuso a ficar obsecada por algo de que deve indicar uma naturalidade casual e moderna”. Conclusão: Deve parecer que você simplesmente a colocou no corpo e nem pensou muito nisso. A ausência de esforço deve ser uma parte de qualquer arsenal da mulher elegante”

Estiletos
“Esse sapato é capaz de invocar euforia, admiração, pânico e dívida justificável no cartão de crédito. Você nunca achará que tem o suficiente. Dica: “O estileto ajuda a definir a curvatura da perna feminina, e oferece altura, confiança e ousadia”

Saia lápis
“Há um poder na saia lápis, certa sofisticação, mas também há uma sensualidade subversiva, uma vez que consegue exibir as pernas sem mostrá-las de modo algum. Que ilusão! Ela expressa feminilidade, mas também poder”. Dica: “Sempre deve ser justa, mas nunca muito apertada”

00000_ohvivre_cemais_nina_garcia_resenha4Por A mais B, Oh! Vivre, “As 100 + O Guia de Estilo que Toda Mulher Deve Ter”, de Nina Garcia: Trench coat, o casaco de trincheira, os mais que perfeitos tricôs Missoni e terno com saia são itens eternos (Ilustrações Ruben Toledo, reproduções do livro)

Trench Coat
“Sempre que se desejar ser um pouo secreta, um pouco impenetrável, um pouco enigmática, um trench coat é imprescindível”. Investimento clássico: “Burberry, é claro”. Usuários icônicos: “Audrey Hepburn e Goerge Peppard no filme Bonequinha de Luxo”. Nas trincheiras: “Um de gabardine  cáqui é o clássico, mas você também pode ourar escolher algum casaco diferente, com um pouco de cor”

Tricô Missoni
“Sempre que uma mulher vestir um Missoni, a maioria das outras mulheres instantaneamente a identificará e a invejará de perto. E, então, elas se aproximarão um pouco mais para ver quantas estampas, cores e tramas o Missoni conseguiu colocar em apenas um traje incrível”

Terno (com saia)
“O truque é usar um corpete rendado pro baixo do paletó do terno ou uma camiseta branca simples, ou nada, e então exagerar nas joias, no cabelo e na maquiagem. E certamente combine os ternos com os estiletos perfeitos”

00000_ohvivre_cemais_nina_garcia_resenha5Por A mais B, Oh! Vivre, “As 100 + O Guia de Estilo que Toda Mulher Deve Ter”, de Nina Garcia: Vestido de noite, estampa de bicho e paletó estão na sua lista? (Ilustrações Ruben Toledo, reproduções do livro)

Vestido de noite
“Normalmente nós o procuramos quando temos algum lugar para ir. Então, sob pressão, ficamos em uma situação terrível de caça ao vestido de noite. Após algumas horas de procura, geralmente desistimos e gastamos demais em um vestido pelo qual nem estamos tão apaixonadas”. Dica para qualquer tipo de corpo – “Deusa: para todas”

Estampa de bicho
“As verdadeiramente elegantes são sempre ousadas e nunca enfadonhas. Estão dispostas a correr com onças, leopardos e zebras”. Dica: “Compre uma estampa com pedigree”

Paletó
“A androginia é sempre chique e vanguardista. Mas pode ter sido Marlene Dietrich e seu antigo smoking que deram início à loucura contemporânea do estilo mistura de gêneros. Em 1965, Yves Saint Laurent usou a imagem de Marlenee para inspirar o modelo de paletó de smoking”. Dica: “Não deve ter o caimento do paletó do smoking masculino, mas, ao contrário, deve ser mais ajustado”

00000_ohvivre_cemais_nina_garcia_resenha6Por A mais B, Oh! Vivre, “As 100 + O Guia de Estilo que Toda Mulher Deve Ter”, de Nina Garcia: Tênis Converse sempre e em qualquer idade, biquíni e cala jeans (Ilustrações Ruben Toledo, reproduções do livro)

Tênis Converse
“Este é o sapato que as modelos estão sempre usando após uma sessão de fotos. Eles ajudam a mostrar um look despojado, mas cuidadoso com o estilo. Todas vez que os vejo sempre me apaixono pelo estilo descontraído que aparentam”. História: “O Converse foi para jogar basquete e permaneceu assim até os anos 1950, quando os Beach Boys, James Dean e Elvis Presley começaram a usá-lo”

Biquíni
“As mulheres que vestem melhor um biquíni não têm necessariamente os corpos mais perfeitos. Mas têm de fato a percepção perfeita”. Mais: “A obsessão pelo corpo é o que há de menos estiloso no mundo”. Dica: “Misture e combine e não siga regra alguma”

Calça jeans
“Uma das peças mais simples e mais informais do mundo tornou-se uma dor de cabeça para as mulheres. Escolha um jeans que vista perfeitamente em você e fique com ele, não importa a marca. O caimento é tudo, e a natureza do jeans é a democracia. Seja autêntica e o jeans será também”. Dica: “Não é a etiqueta ou o preço que o tornam perfeito; é como ele veste e como você se sente ao vesti-lo”…

00000_ohvivre_cemais_nina_garcia_resenha7Por A mais B, Oh! Vivre, “As 100 + O Guia de Estilo que Toda Mulher Deve Ter”, de Nina Garcia: Bolsa carteira é um curinga de luxo, o vestido envelope privilegia toda silhueta feminina e o célebre Chanel nº5 (Ilustrações Ruben Toledo, reproduções do livro)

Bolsa carteira
“A carteira é o item que permite exibir o espírito de imprevisibilidade, o espírito de glamour. E valem em todas as formas, tamanhos, cores e materiais. Dica: “Considere-a uma joia. Ela deve contribuir para o traje e ser notada”

Vestido envelope
“Se há um vestido projetado com a intenção de favorecer a silhueta feminina é o vestido envelope. Eel abraça todos os lugares certos e decora elegantemente os outros”. História da moda: “Nos ano 70, Diane Von Furstenberg trabalhava em uma fábrica pequena, quando começou a fazer experiências com jérsei e pequenos tops de dançarina transpassados. Em seguida teve a ideia de tornar os tops vestidos inteiros. Em 1975 ela vendeu cinco milhões de vestidos envelope

Perfume
“O perfume é uma arma poderosa”. História da moda: “Antes dos usos dos sintéticos, o perfume tinha de ser aplicado em grande quantidade ou frequentemente reaplicado a noite. Mas o Chanel nº5 (lançado nos anos 20) ficavam na mulher a noite toda”. Frase: “Onde uma mulher deve usar perfume? Onde ela quiser ser beijada (Chanel)

“As 100 + – O Guia de Estilo que Toda Mulher Deve Ter” – De Nina Garcia, lançado no Brasil em 2009, tradução de Fátima Santos, 312 páginas, Editora Bestseller, preço médio R$ 87,90

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Oh! Vivre

Os comentários estão desativados.

Categoria: OH! Vivre