Calvin Klein e Moonlight

calvin-klein_underwear_moon_sanders1

Por A mais B, Oh! Vivre: Ashton Sanders, 21 anos, que vive o Chiron jovem de ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’, em Revelação, a campanha underwear da Calvin Klein clicada por Willy Wanderperre (Divulgação)

Beth Barra

Raf Simons brilhou duplamente na passarela de Nova York ao apresentar a coleção masculina de sua marca própria e o inverno 2018 da Calvin Klein. O designer belga, que deixou Paris e a Dior e migrou para a Big Appel, trabalhou uma coleção que revela nos looks a mais plural das metropóles. Agora, o CCO da grife pode celebrar a nova campanha underwaer da marca, batizada Revelação, que traz os quatro principais atores de ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’, Oscar de Melhor Filme desse ano, como protagonistas de dez imagens assinadas pelo Willy Wanderperre, que recriam também um pouco da personalidade de Chion, protagonista do longa, nas três fases da vida. Essas referência são sutis no ensaio, que trabalha sensualidade, força e fragilidade nas belíssimas fotos em preto e branco com Alex Hibbert, Mahershala Ali, Ashton Sanders e Trevante Rhodes.

“Eu me senti honrado em poder trabalhar com o elenco de Moonlight e celebrar o talento incrível de cada um desses atores e tudo o que o filme representa”, explica Raf Simons no material de apresentação da campanha. Para Pieter Mulier, diretor criativo – “As performances desses atores nos afetaram profundamente, pois falaram sobre a masculinidade de uma maneira diferente. De alguma forma, queríamos reunir os dois”.

As campanhas da Calvin Klein sempre foram ousadas, provacativas, sensuais, divertidas – ou tudo ao mesmo tempo agora no underwear feminino e masculino. Com suas coleções que fazem sucesso no Brasil pela qualidade, modelagem, tecidos e preços que não são exatamente astronômicos. Mas reunir os atores Alex Hibbert, Mahershala Ali, Ashton Sanders e Trevante Rhodes para apresentar o underwear da marca revela, também, um posicionamento político, social e de arte.

calvin-klein_underwear_moon_ali 1

Por A mais B, Oh! Vivre: Revelação, nome da campanha underwear da Calvin Klein com Mahershala Ali, Oscar 2017 de Coadjuvante, ele vive o traficante Juan, o ‘pai adotivo’ do então Little, o Chiron, protagonista vivido em três tempos em Moonlight (Fotos: Willy Wanderperre)

calvin-klein_underwear_moon_hibbert 1

Por A mais B, Oh! Vivre: Aos 12 anos, Alex R. Hibbert participa de Revelação, campanha underwear da Calvin KLein; o ator mirim fez sua estreia no cinema em Moonlight, como o Chiron menino, e estuda no colégio público Norland, em Miami (Fotos: Willy Wanderperre)

calvin-klein_underwear_moon_rhodes1

Por A mais B, Oh! Vivre: Trevante Rhodes, 27 anos, viveu Black, o Chion, de Moonlight, na idade adulta, o ator e atleta nas imagens da campanha Revelação da Calvin Klein (Fotos: Willy Wanderperre)

O filme de Barry Jenkins é uma pequena obra-prima sobre descobertas, violência, sexualidade, preconceito, drogas, criminalidade e bulliyng. Temas trabalhados belamente pelo cineasta, que assina também o roteiro, adaptado da obra de Tarell Alvin McCraney – realista e poético na luta de Chiron, o protagonista intepretado em três tempos, de sua meninice à vida adulta.

Os EUA vivem hoje a ‘era Trump’, possivelmente a mais conversadora dos últimos anos. Moonlight conta a trajetória do menino ao homem que busca sua própria identidade, enquanto sua vida trancorre entre drogas, vícios, descoberta da homossexualidade, miséria, dores, afetos. E quando uma grife linka uma coleção a esse filme delicado e tenso, reunindo os quatro principais  atores do longa em uma campanha, sinaliza, também, um tempo de pluralidade, arte, liberdade.

moonlight_oscar_elenco_cenasOs atores e seus personagens em Moonlight: Sob a Luz do Luar

Mahershala Ali – Interpreta o traficante de crack Juan, que termina adotando Chiron, na infância, conhecido como Little. Aos 43 anos, 1,87m de altura, ele levou o Oscar 2017 de Coadjuvante por sua atuação.

Alex R. Hibbert – Aos 11 anos, ele estreou no cinema como Chiron, ou Little, como é chamado por Juan na infância, que o salva de uma trupe de moleques perseguindo o garoto de aparência frágil e inocente. Ele se torna alvo de bullyng por não reagir às agressões e é chamado de viado pelos colegas da rua. A mãe Paula é viciada – outra intepretação memorável de Naomie Harris, também indicada à atriz coadjuvante – e o garoto se apega ao traficante e sua mulher. O diretor muda a rota ao revelar que Juan tem histórias para contar, belas histórias ouvidas por Litle, uma delas de quando ele andava descalço sob a luz do luar.

Ashton Sanders – Vive o Chiron jovem na segunda parte do filme. O ator, de 21 anos, continua a trajetória do protagonista, ainda perseguido pelos colegas de escola. A sexualidade está à flor da pele, mas ainda confusa, difusa, embora tenha uma cena (belíssima) de seu primeiro envolvimento amoroso com o amigo Kevin, nessa fase na intepretação de Jharrel Jerome.

Trevante Rhodes – O ator e atleta, 27 anos de idade, intepreta o protagonista adulto, na terceira fase da vida de Chiron, agora usando o codinome Black. O garoto frágil tornou-se um homem forte, que amargou a prisão, e aprendeu a se defender sendo como Juan, seu quase pai da infância. Um traficante que pode ser morto a qualquer momento, mas que guarda a ternura do menino que foi. Musculoso, endinheirado, mas capaz de se sensibilizar ao saber que a mãe, finalmente, está internada para ficar ‘limpa’. (Nas imagens, cenas de Moonlight: Sob a Luz do Luar, na sequência, Mahershala Ali (Jean); Alex R. Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes que vivem Chiron menino, jovem e adulto – Fotos: Reproduções)

 

Papo de cinema – Cada passagem de tempo, da infância à mocidade e depois à vida adulta surge naturalmente na narrativa e a excelência dos três atores que encarnaram Chiron nas três fases de sua vida está nessa transposição. Que passa pela direção e a arte do diretor Barry Jenkins, que não usa flashsbacks em sua história. É como o correr da vida, de todas as vidas, dos personagens e a do público

 

#poramaisb – coluna Oh! Vivre #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Oh! Vivre

Os comentários estão desativados.

Categoria: OH! Vivre