Marcas ‘brotos’ ou quase

 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE

Por A mais B, Oh! Vivre: Look Green Co, a grife mineira e sustentável de Cassius Pereira no desfile Top 5, passarela do SPFWn43 (Fotosite)

Beth Barra

Cinco marcas integram o Top 5, programa do Senac em parceria com o In-Mod. Elas são acompanhadas por 12 meses, recebendo consultoria para o desenvolvimento de suas coleções, incluindo conceito de produto, branding e comercial. O resultado começou na passarela do SPFWn42 com a apresentação da grife capixaba Amarilis e prosseguiu na última edição da passarela paulistana com os desfiles das mineira Green Co e Jardin, a moda festa de Adriano Martins, e o beachewear da PH Praia, fundada há 22 anos pela empresária Ana Gomes – com a abertura de sua primeira loja de biquínis em Cabo Frio.

Entre as quatro grifes que participaram do SPFWn43, as mineiras são os ‘brotos’ do mercado de moda. A Green Co foi criada em 2006 por Cassius Pereira e todo seu conceito é ecofriendly – da produção aos materiais, lavagens, tingimentos. A Jardin, de Bharbara Renault, foi lançada em 2009, e mantém a proposta de coleções  sem ornamentos, trabalhando movimento e corte,  minimalista sem ser clássica.

O Top 5 não é uma incubadora  de novos talentos; uma das vocações do Ready To Go, curadoria do TS Studio, de Tereza Santos, e projeto do Sindivest-MG, lançado em 2013. O foco do projeto mineiro é  impulsionar o trabalho de jovens criadores, que recebem também assessoria e consultoria na criação das coleções, reunidas a cada edição em stand no Minas Trend. Um projeto que revitaliza,  premia e dá visibilidade a novos designers, entre eles,  Ludmila Manso, da Anne est Folle,  Lucas Magalhães e Ana Sudano (Grama).   Mas as duas iniciativas criam oportunidades para crescer e consolidar marcas e estilistas na indústria da moda.  Em uma passarela estrelada como a do SPFWn43 trata-se também de frescor e novos olhares. Vale rever o que a Green Co, Jardin, Adriano Martins e PH Praia mostraram na semana paulistana.

Green Co
Silhuetas amplas e outras mais próximas do corpo, tons sóbrios como off white, cinza e preto e uma bela estamparia de coqueiros. A Green Co, de Cassius Pereira, trabalhou cortes assimétricos e mixou ao style esportivo da marca técnicas de alfaiataria. Vale lembrar que a grife não apenas vende o conceito de sustentabilidade, mas trabalha cada coleção – que foge ao convencional de duas edições anuais – praticas ecofriendly, começando pelos tecidos biodegradáveis como algodão, linho e cânhamo. Mais: aproveita insumos como borracha de pneu para os acessórios. Mais 2 – Os calçados da marca, entre tênis e chinelos, são do tipo ‘desejo imediato’.

top5_green_spfwn43_post5

Por A mais B, Oh! Vivre: Coleção Green Co, passarela Top 5 (SPFWn43, Fotosite)

Jardin
Alfaiataria, recortes assimétricos, sobreposições. Roupa com movimento e sem decoração, valorizando tecido, corte, modelagem. A coleção da Jardin, de Bharbara Renault, investiu no cinza e off white mais estamparia em xadrez em looks ora fluidos; ora estruturados. O start da coleção é o minimalismo refinado por essa expertise de silhuetas, o que não é fácil ou banal nessa coleção que trabalhou elementos geométricos e flertou com o orientalismo.

top5_jardin_spfwn43_post6

Por A mais B, Oh! Vivre: Coleção Jardin, passarela Top 5 (SPFWn43, Fotosite)

Adriano Martin
Uma grife dedicada à moda festa. Então a coleção levou o farfalhar de sedas, musselines e outros tecidos nobres à passarela do SPFWn43. A marca, com 14 anos de mercado e ateliê em São Paulo,  mostrou longos fluidos e românticos, vestidos com aplicações e bordados mais próximos ao corpo, cocktail dress de cinturinha marcada e peças intercambiáveis nas saias lápis e blusas de seda. Uma coleção lady like que segue sua vocação – divas modernas.

top5_adriano_martin_spfwn43_post4

Por A mais B, Oh! Vivre: Coleção Adriano Martin, passarela Top 5 (SPFWn43, Fotosite)

PH Praia
São 22 anos de marca e, na passarela paulistana, o beachwear da PH Praia apresentou uma coleção que valoriza as curvas. Maiôs, biquínis e saídas de praia com um belo trabalho de estamparia mixando listras e peixes. Cavas pronunciadas, decotes exuberantes, hotpants, calcinhas médias e as pequenas que as garotas de praia adoram. Sutiãs reveladores ou no recato sensual dos tops no resort da grife – peças que revelam uma expertise de modelagem também nos recortes e detalhes.

top5_ph_spfwn43_post3

Por A mais B, Oh! Vivre: Coleção PH Praia, passarela Top 5 (SPFWn43, Fotosite)

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Oh! Vivre

Os comentários estão desativados.

Categoria: OH! Vivre