Une l’été sublime

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post1bPor A mais B, Oh! Vivre: Yohji Yamamoto, que fez 74 anos em 3 de outubro, e suas criações líricas, instigantes e sublimes do verão 2018 (Paris, reprodução)

Beth Barra

Yohji Yamamoto nasceu em 3 de outubro de 1943. O então jovem designer, que aos 26 anos graduou-se em Moda pela Universidade Bunka, e aos 28 fundou sua própria marca em Tóquio, estremeceu a Paris dos anos 80 integrando a nova geração de estilistas orientais (Issey Miyake, Rei Kawakubo da Comme des Garçons, Kansai Yamamoto, Hiroko Koshino). A estreia na passarela francesa causou uma revolução entre quase horror pelas silhuetas soltas, muito preto, alfaiataria desabada, e também encanto pela perfeição daquelas modelagens que pareciam se adequar a qualquer corpo. O selinho Hiroshima Chic foi o nome escolhido para tentar decifrar uma nova estética feita de técnica, assimetrias, ausência de ornamentos. Não precisou muito tempo para que essas criações ganhassem novos olhares e seu trabalho fosse reconhecido como sublime, lírico, dramático e intelectual. A cada semana de moda parisiense as coleções trazem reinvenções de um dos mais autorais nomes da moda e o spring summer 2018, com muitas das peças em algodão lavado, além da tradicional gabardine dominada por ele, chegou também com transparências sutis e shapes delineando as formas. Preto, branco, p&b, um pouco de vermelho, cinza escuro e um grey suave em looks ora estruturados e com movimento; ora quase diáfanos nos duetos de tecidos.

 

“A moda é uma comunicação única, essencial, relativa a sensações vividas por uma geração que usa a roupa que quiser” (Yohji Yamamoto)

 

O preto tão aclamado dominou o spring summer 2018 Yohji Yamamoto – Une l’été sublime! O noir está no trench coat, peça curinga e eterna; nos vestidos longos ora em alfaiataria + sobreposições + drapeados; ora nos looks com a transparência delicada, romântica e sensual; ora nas calças, casaquetos, shorts. Babados, assimetrias e modelos com botões que podem ser deslocados criando novas silhuetas e impactantes estampa em red sobre o negro.

O branco puro em vestidos; os cinzas mesclados aos pretos. Alguns decotes vertiginosos em V frontal, ombros desnudos ou cobertos, casacos, saias e vestidos que se abrem com o andar revelam partes das pernas. Os looks ajustados ao corpo são ao mesmo tempo sensuais e discretos – os botões como ornamentos e os drapeados, recortes, vazados, assimetrias, babados, sobreposições em alfaiataria ou quase diáfanos nos cinzas esgazeados e degradês nas malhas.

Modelagens menos amplas e silhuetas alongando o corpo e looks juvenis como os vestidos curtinhos e brancos nessa coleção que reafirma o talento de Yamamoto. Mestre do sublime e de roupas que, se lembram arte, são também funcionais e únicas ao possibilitar com drapeados ou botões criar o próprio jeito e personalíssimo jeito de usar.

Aos 74 anos de idade o estilista japonês segue genial, livre e fiel a sua estética -provocando casos de amor e rendição incondicionais a cada coleção. Não à toa, em uma das calças, o print com a escrita branca sobre fundo negro: …”envoyè une lettre d’amour à toi mêne” (Envie uma carta de amor a você mesmo). Uma declaração às mulheres do designer que traz elementos masculinos nas criações líricas e ultrafemininas.

#poramaisb – #bethbarra
beth.poramaisb@gmail.com
bethbarramoda@gmail.com

Leia MAIS
Oh! Vivre
Yamamoto, um dos mais geniais designers japoneses faz 73 anos; sublime, sempre

 

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post1Por A mais B, Oh! Vivre: Spring Summer 2018 Yohji Yamamoto e sua criações líricas, instigantes em clima ‘Une l’été sublime’, ou um verão sublime (Imagens: Fotosite)

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post9

Por A mais B, Oh! Vivre: Spring Summer 2018 Yohji Yamamoto e sua criações líricas, instigantes em clima ‘Une l’été sublime’, ou um verão sublime (Imagens: Fotosite)

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post8Por A mais B, Oh! Vivre: Spring Summer 2018 Yohji Yamamoto e sua criações líricas, instigantes em clima ‘Une l’été sublime’, ou um verão sublime (Imagens: Fotosite)

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post10Por A mais B, Oh! Vivre: Spring Summer 2018 Yohji Yamamoto e sua criações líricas, instigantes em clima ‘Une l’été sublime’, ou um verão sublime (Imagens: Fotosite)

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post7Por A mais B, Oh! Vivre: Spring Summer 2018 Yohji Yamamoto e sua criações líricas, instigantes em clima ‘Une l’été sublime’, ou um verão sublime (Imagens: Fotosite)

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post6Por A mais B, Oh! Vivre: Spring Summer 2018 Yohji Yamamoto e sua criações líricas, instigantes em clima ‘Une l’été sublime’, ou um verão sublime (Imagens: Fotosite)

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post5Por A mais B, Oh! Vivre: Spring Summer 2018 Yohji Yamamoto e sua criações líricas, instigantes em clima ‘Une l’été sublime’, ou um verão sublime (Imagens: Fotosite)

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post4Por A mais B, Oh! Vivre: Spring Summer 2018 Yohji Yamamoto e sua criações líricas, instigantes em clima ‘Une l’été sublime’, ou um verão sublime (Imagens: Fotosite)

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post3Por A mais B, Oh! Vivre: Spring Summer 2018 Yohji Yamamoto e sua criações líricas, instigantes em clima ‘Une l’été sublime’, ou um verão sublime (Imagens: Fotosite)

00_yohji_yamamoto_ve18_paris_post2Por A mais B, Oh! Vivre: Spring Summer 2018 Yohji Yamamoto e sua criações líricas, instigantes em clima ‘Une l’été sublime’, ou um verão sublime (Imagens: Fotosite)

Os comentários estão desativados.

Categoria: OH! Vivre