A cidade dos doze Profetas e a genialidade de um mestre escultor e arquiteto!

Rodrigo Costa

Uma das coisas que mais gostamos de fazer é viajar. Com essa desculpa deliciosa fomos até a cidade dos Profetas, fundada por portugueses que estavam em busca do ouro, por volta do ano de 1745 (há controvérsias na data): Congonhas! A cidade fica no circuito do ouro em Minas Gerais, em meio a suas montanhas. A apenas 78 km da capital mineira, saindo pela Br 040, sentido Rio de Janeiro, é considerada a capital mundial do Barroco, expressão artística originária da Europa em que destaca a religião nos detalhes da arquitetura, pintura e escultura, como altares talhados em madeira e cobertos de uma fina folha de ouro, santos esculpidos em pedra sabão e em madeira. O grande mestre dessa arte Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa, deixou sua maior obra nesta cidade.

Os doze Profetas, esculpidos em pedra sabão em tamanho natural, ficam no em frente ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio da Humanidade desde 1985. Logo mais abaixo está o Jardim dos Passos com seis capelas que representam a via Sacra com imagens esculpidas em cedro também por Aleijadinho. Turistas do Brasil e do mundo todo vem conhecer esse conjunto de obras de arte ao céu aberto. Vale a pena conhecer!

 

Profeta e Bom Jesus

Profeta e Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos - foto Rodrigo Costa

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – foto Rodrigo Costa

Profeta - foto Rodrigo Costa

Profeta – foto Rodrigo Costa

Como chegar

Partindo de Belo Horizonte é só ir pela Br 040, sentido Rio de Janeiro. (Distância 78 km)

De São Paulo, o turista deve seguir pela Br 381, sentido Belo Horizonte, até o trevo para Lavras. A partir daí a viagem prossegue pela BR265 até São João Del’Rei de lá é só continuar até Barbacena e pegar a Br 040 (sentido BH) até Congonhas. (Distância 640 km)

Para o Rio de Janeiro o trajeto é todo pela Br 040, passando por Petrópolis, Juiz de Fora, Barbacena e Conselheiro Lafaiete. (Distância 370 km)

(*) Rodrigo Costa, jornalista, é Hot People –  rodrigo.poramaisb@gmail.com

Referência: www.nomadesdigitais.com

Ele está nas redes sociais como @rodrigocostarcc