Frango com Quinoa e Goji Berry, a frutinha asiática em receita saudável e saborosa

Franco orgânico Centro Europeu Chef Iracema 2AO Centro Europeu, em Curitiba, é uma das principais escolas de gastronomia do Brasil, o que inclui o lançamento do primeiro curso de Cozinha Molecular, de curta duração, que terá início em agosto.  Iracema Bertoco é professora do Cuisine Sante (Cozinha Saúde) –  suas aulas focam  princípios de alimentação saudável, sustentabilidade e cozinha saudável. A receita de Frango Orgânico com Biomassa de Banana Verde e Especiarias, acompanhado de Couscous de Quinoa e Goji Berry, preparada pela chef, e enviada pela assessoria de imprensa,  é um prato indicado para os adeptos de uma dieta fit. Confira a lista de ingredientes e as etapas de preparação.

Vale o registro – Goji Berry é uma frutinha cultivada há séculos no sul da Ásia, que se tornou mania no Brasil por suas propriedades antioxidantes e pela concentração de vitamina C. Ela é mais encontrada na forma desidratada.

 

Ingredientes:
500 gramas de sobrecoxa de frango (orgânico)
Meia cebola picada
2 dentes de alho moagem
100g de biomassa de banana verde
3 tomates
1 pimentão amarelo
1 pimenta dedo de moça
5 g de gengibre ralado
5 g de açúcar mascavo
1 pau de canela
Açafrão da terra ou cúrcuma
Coentro
Salsinha
Gergelim
Sal
Óleo de canola

Preparo:
Em uma caçarola, coloque o óleo e a cebola, e depois o alho para dourar. Adicione o açúcar mascavo, misture e acrescente o frango sem pele, mexendo de vez em quando até ficar bem dourado. Acrescente o tomate picado, o pimentão em cubos, o açafrão, a pimenta, o gengibre. Refogue um pouco e depois acrescente a biomassa. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, até que o frango fique macio. Caso necessário pode-se acrescentar um pouco de água quente. Finalizar com coentro e salsinha picados. Salpique o gergelim.

Para biomassa de Banana Verde
Ingredientes:
3 bananas bem verdes
Água para o cozimento

Preparo:
Lavar bem as bananas e cozinhar com a casca, em panela de pressão, com as frutas cobertas em água quente por 5 minutos. Tirar a pressão e processar sem a casca. Caso necessário, pode-se acrescentar um pouco de água quente limpa para ajudar no processamento. Reservar.

Para o Couscous de quinoa e Goji Berry
Ingredientes:
100g de quinoa em grão
30g de goji Berry hidratado em água por 30m.
1 talo de alho poro
1 cenoura em cortada em quadradinhos pequenos
Um quarto de cebola triturada
Folhas de hortelã
Folhas de coentro
Folhas de manjericão
1 pimenta dedo de moça
30 g castanha de caju
Cúrcuma
Sal
Azeite

Preparo:
Lave bem a quinoa e leve para cozinhar até os grãos ficarem macios. Escorra em uma peneira e reserve. Em outra panela, refogue no óleo a cebola, o alho poro, a cenoura e a pimenta por aproximadamente dois minutos. Acrescente a cúrcuma e depois a quinoa. Acerte o sal, misture bem e finalize com hortelã, castanhas e goji Berry.

#poramaisb – press.poramaisb@gmail.com