Roteiro a pé por Barcelona, de encher os olhos, mas de cansar as pernas

Carol Barra (*)

Barcelona é uma cidade alegre, colorida, nova e velha. Às vezes com ar praiano e cheia de coqueiros; às vezes com um mar que parece tão distante dali… Esse roteiro foi feito por mim para nossa viagem à cidade espanhola e, já adianto, é de encher os olhos, mas de cansar as pernas!

Comece seu primeiro dia bem cedinho na Plaça de Catalunya, figurinha carimbada como ponto de partida em muitos roteiros. Ela dá acesso a duas importantes ruas de Barcelona, Las Ramblas e Passeig de Gràcia, mas cada uma fica pra um lado. Desça pelas Ramblas. Esse é o momento de comprar lembrancinhas nas barraquinhas e apreciar uma sangria ao som dos artistas locais. Apenas fique atento aos batedores de carteira (sim, eles estão pelo mundo todo!).

Não deixe de entrar no famoso mercado de Sant Josep, chamado de “La Boqueria”. Você irá encontrar presuntos, ou jamons em espanhol, e mais um monte de delícias de dar água na boca e também de encher os olhos! Escolha pelo menos um, entre as várias opções de jamom para provar. E compre um lanchinho para o almoço. Ainda nas Ramblas, numa estreita rua perpendicular, está o Palau Guell, mansão que trouxe fama ao arquiteto catalão Antonio Gaudí. As Ramblas terminam no monumento a Cristóvão Colombo, onde ele aponta a direção das Américas. Aí começa o porto de Barcelona.

Do outro lado da ponte, fica o Aquário de Barcelona.  Infelizmente, com apenas dois dias, ficou um pouco corrido e não consegui conhecer, mas me parece uma excelente opção, caso esteja viajando com crianças. Aproveite para caminhar um pouco pelo Passeig de Cólom. Provavelmente deve ser início da tarde, faça uma pausa, encontre um cantinho e coma seu lanche espanhol do mercado.

Siga então pela Via Laietana para o Barri Gòtic (bairro gótico), o verdadeiro centro de Barcelona. É lá que estão o Museu Picasso (uma das atrações mais concorridas da cidade) e a Catedral de Barcelona, que é linda por dentro. Se der sorte, pode conseguir assistir a alguma apresentação de artistas locais na rua.

O próximo destino é o arco do triunfo. No caminho você irá passar pelo Parc de La Ciutadela, onde tem uma fonte muito bonita. Volte pela Carrer de la Princesa até a Plaça de Sant Jaume, onde de um lado está o Palau de La Generalitat (palácio do governador da Catalunha) e do outro a Casa de La Ciutat (prefeitura de Barcelona).

A essa hora, o dia deve estar no fim e as pernas pedindo um descanso. Caminhe só mais um pouco, pois estará bem perto da Plaça Reial, com várias opções de comes e bebes. É o espaço mais animado dessa cidade encantadora.

(*) Carol Barra, colaboradora do Por A mais B, é pesquisadora, é pesquisadora, doutora em Química e blogueira de viagem com  Misto Quente em Clermont

Passeando pelas ruas de Barcelona (por Carol Barra)